ARACAJU/SE, 20 de abril de 2024 , 0:51:19

logoajn1

Cuidando da tosse do seu cão

A Tosse dos Canis, tecnicamente chamada de Traqueobronquite Infecciosa Canina, nada mais é que uma gripe que acomete os cães. Diferentemente dos humanos, que ficam mais propícios a pegar resfriados no inverno, a gripe canina pode ocorrer em todas as estações do ano, é transmitida pelo ar ou por meio do contato direto com outros cães e contagia rapidamente animais de todas as idades. Por isso, a prevenção é importante para garantir a saúde do seu melhor amigo.

Segundo especialistas, o cachorro pode adquirir a doença em um simples passeio de rotina, por isso é importante ficar atento aos sintomas que normalmente começam com uma tosse seca, forte e persistente, que pode ser agravada após algum esforço físico, causando dificuldades respiratórias e ânsia de vômito.

“O animal pode parecer que está engasgado. Outros indícios podem ser febre, perda de apetite e apatia. Ao notar esses sinais, o recomendável é levar o cão ao veterinário”, explica Fabiana Avelar, gerente de produtos da Zoetis, companhia global líder em saúde animal.

A prevenção da gripe canina vai desde cuidados em casa até vacinas. O tutor deve tomar alguns cuidados como evitar deixar o cão em locais frios, mantê-lo em um ambiente coberto e sem correntes de vento, acomodá-lo em camas ou casas e, ainda, oferecer mantas. Além disso, é importante vaciná-lo

A Zoetis possui duas opções de vacinas para evitar a Tosse dos Canis:  BronchiGuard e a Bronchi-Shield III. A primeira é uma vacina injetável, que pode ser adotada nos programas vacinais. O cão pode ser protegido ainda filhote, a partir da 8ª semana de vida, sendo a primeira vacinação composta de duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas. Essa proteção deve ser reforçada anualmente, em dose única. Monovalente, a vacina age contra o principal agente causador da gripe canina, a bactéria Bordetella bronchiseptica.

Já a Bronchi-Shield III, uma vacina intranasal, composta por três agentes envolvidos na gripe canina e que dispensa o uso de agulhas, é ideal para a vacinação de filhotes. Além de ser indolor, é uma excelente alternativa quando uma rápida proteção ao animal é necessária. Protege contra Adenovírus Canino Tipo 2, o vírus da Parainfluenza Canina e também da Bordetella bronchiseptica”, afirma Fabiana.

A vacinação precoce, a partir dos dois meses de idade, evita que o animal se contamine antes de ter contato com os agentes causadores da enfermidade. Mas é importante imunizar também os cães jovens e adultos, pois a vacinação é uma aliada importante para proteger o animal da gripe o ano todo. Em qualquer situação é recomendável consultar o médico veterinário para manter o cão saudável.