ARACAJU/SE, 19 de abril de 2024 , 8:59:31

logoajn1

“Game Over da Tatica”

Foi a bordo de uma lancha e tendo a Baia de Todos os Santos como cenário, que a cardiologista Tatiana Bastos fez a sua despedida de solteira no último final de semana. Tati se casa  no dia 14 de  fevereiro com o urologista Breno Amaral. A cerimonia religiosa, assim como a recepção para seletos convidados,  acontece a partir das 16h na Matapuã Eventos.  Diversão e muita comemoração foi a palavra de rodem do “O Game Over da Tatica”. Foto: Reprodução/Instagram.

Patriotismo e Elegância

Folha Tópicos: Joe Biden | Folha

A nova primeira-dama Jill Biden e a vice-presidente Kamala Harris, assim como o presidente Joe Biden, escolheram vestir roupas de estilistas americanos como Ralph Lauren, Christopher John Rogers ou Markarian para a cerimônia de posse, ocorrida ontem, 20, nos Estados Unidos.  Joe Biden e o marido de Harris, Doug Emhoff, optaram por peças do estilista que mais simboliza a moda americana: Ralph Lauren. Biden escolheu uma gravata lilás. A esposa de Biden, Jill, se inclinou para a pequena marca Markarian, cuja estilista Alexandra O’Neill idealizou para ela um vestido de tweed e um casaco azul oceano com lapelas e punhos de veludo em um tom mais escuro. Embora tenha fundado sua marca apenas em 2017, a estilista radicada no Garment District de Nova York já vestiu várias celebridades, como a atriz Laura Dern ou a cantora Lizzo. “É uma honra incrível vestir a Sra. Biden hoje”, declarou O’Neill à AFP. “Estou muito emocionada por ser uma pequena parte da história americana”. Kamala Harris, a nova vice-presidente, selecionou dois jovens estilistas afro-americanos, Christopher John Rogers e Sergio Hudson, e vestiu um conjunto violeta composto por um vestido longo e um casaco combinando.

Live do Camaleão

Bell Marques anuncia Live do Camaleão no domingo de Carnaval - Anota Bahia

No dia 14 de fevereiro, domingo em que aconteceria o carnaval 2021,  o cantor baiano Bell Marques fará a Live Camaleão, com horário confirmado para as 16h. O show, que será gravado dentro do Farol da Barra, em Salvador (BA), será transmitido pelo canal do YouTube do artista. O ex-vocalista do Chiclete com Banana prometeu uma live com diversos hits carnavalescos, com músicas que marcaram o carnaval baiano durante décadas:  “Diga Que Valeu”, “Amor Bacana”, “Eterno Enquanto Dure” e “B de Bell”. Além disso, “Se a Saudade Apertar”, “Savassi”, “Dengo Meu” e vários outros sucessos.

Cinema nas ruas

CINEMA NA RUAS

O  Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta- SE) resolveu levar o melhor da sétima arte à três bairros de Aracaju. As sessões itinerantes de cinema acontecem de 27 a 29 de janeiro e contam com o patrocínio da Lei Aldir Blanc – Edital Janela para as Artes da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju/PMA). O projeto que vai levar cinema ao ar livre, democratizando o acesso a cultura é uma realização da AVBR Produções As sessões itinerantes vão acontecer sempre às 18h com entrada franca. A primeira vai acontecer no dia 27 de janeiro e tem como local o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro 17 de Março. Na sequência, dia 28 de janeiro, os moradores do bairro Olaria vão acompanhar a sessão de cinema também no CEU da localidade. Fechando o projeto itinerante do Curta-SE, 29 de janeiro, a sessão é na Praça de Eventos do Mercado do Augusto Franco. Foto: Reprodução/Internet.

Fiocruz prevê entregar 210 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 ao governo este ano

 

 Maurício Zuma: “Estamos focados em resolver o problema, vai demorar algumas semanas, mas o IFA vai chegar” — Foto: Divulgação

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) planeja entregar ao governo 210,4 milhões de doses de vacina contra a covid-19 em 2021, mas o montante, somado a outras vacinas disponíveis no país, ainda não será suficiente para imunizar toda a população brasileira este ano. “Não tem vacina no mundo para todo mundo, vai faltar vacina”, diz Maurício Zuma, diretor de Bio-Manguinhos, que é a unidade técnico-científica da Fiocruz. Ele acredita que a vacinação contra a covid-19 só vai se encerrar no ano que vem, apesar de todos os esforços do instituto para disponibilizar o imunizante o quanto antes. Do total previsto pela Fiocruz para ser entregue este ano, 100,4 milhões de doses serão produzidas no primeiro semestre, a partir do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China, e outros 110 milhões a partir do insumo produzido localmente graças ao acordo de transferência de tecnologia fechado com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca. Zuma espera que as primeiras doses da vacina da Fiocruz sejam disponibilizadas ao governo no começo de março. Foto:

Idosa de 99 anos é a primeira a ser vacinada na Serra do Machado

Prestes a completar 100 anos, Maria Alves de Jesus foi a primeira idosa do Lar Dona Conceição, mantido pela Fundação Pedro Paes Mendonça (FPPM), no município de Ribeirópolis, a se vacinar. O lar foi uma das primeiras instituições de Sergipe a receber a vacina por ter sido escolhido pela Prefeitura de Ribeirópolis com um dos pontos para iniciar a imunização. Na manhã desta quarta-feira, 20, o pequeno povoado da Serra do Machado celebrava o acontecimento que coincide com o Dia de São Sebastião, padroeiro do local. No total, 29 idosos residem no Lar atualmente. Os profissionais de saúde que atuam junto aos assistidos também foram vacinados. Visivelmente emocionada, a enfermeira responsável pelo Lar, Zaíra Monteiro, comentou a relevância do ato. “Essa é a primeira etapa de um processo. É um dia histórico para gente. Daqui a 21 dias devemos estar aplicando a segunda dose da vacina. Chegamos ao dia de hoje sem que nenhum tivesse sido contaminado. É um sentimento de vitória para todos nós”, relata.  O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, que mantém as ações da Fundação junto com demais familiares, comemorou bastante a vacinação. “Estou extremamente feliz pelos meus conterrâneos. Quem está totalmente isolado, sem poder ter contato físico com familiares em momento algum, sabe o quanto tem sido difícil. Todos têm sofrido muito, mas a população mais vulnerável vive uma tensão ainda maior. Estou realmente muito emocionado que tenhamos avançado com relação à proteção dos idosos do Lar”. Foto: Divulgação.

Desinfecção

Mesmo com o início da vacinação contra a Covid-19 em Aracaju, é fundamental que todos os cidadãos mantenham os cuidados preventivos contra a transmissão do novo coronavírus, como o uso de máscaras, uso de álcool em gel e distanciamento social. Além disso, a Prefeitura de Aracaju continua fazendo seu papel. Neste ano, a Emsurb já realizou mais de 240 ações de desinfecção em prédios e áreas públicas com grande circulação de pessoas, como terminais e pontos de ônibus e de táxi, hospitais e unidades básicas de saúde. Em 2020, foram realizadas pela gestão municipal mais de 2.450 intervenções.