ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 11:00:55

logoajn1

Idade Nova

A linda nutricionista Yasmim Costa, foi a aniversariante de ontem, 9 de agosto.  A data especial foi comemorada em família e ao lado do namorado, o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Jefferson Lima. Em tempo, desejamos tudo de melhor para essa grande profissional. Parabéns, Yasmim!!

Live Pé na Estrada

Na próxima sexta-feira, 14 de agosto,  às 20 horas, o cantor Marcelo Balla vai estar ao vivo no YouTube. Conhecido como o príncipe do sertanejo de Sergipe, o artista está preparando várias surpresas e  um repertório super especial Se inscreva no canal https://www.youtube.com/channel/UC8zfS6hZl5qrjBbX1Kubx_g/ e fique por dentro de tudo.

Pandemia de covid-19: limpeza excessiva pode ser porta de entrada para o TOC   

A Organização Mundial da Saúde (OMS), já estimava que até 2020 o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) estaria entre as dez causas mais importantes de comprometimento por doenças no mundo. No Brasil, estima-se que 4,5 milhões de pessoas sofram com esse transtorno, mas com a pandemia esse número pode ter aumentado assustadoramente, principalmente por causa da limpeza excessiva provocada por medo de contaminação pelo novo coronavírus. O Dr. Alexandre Agacir, psiquiatra e Diretor Clínico da Equilíbrio Clínica Dia em Aracaju, laerta como a pandemia da covid-19 se tornou porta de entrada para o problema na vida das pessoas.    Segundo o médico, o aumento da ansiedade em relação à Sars-CoV-2 pode alimentar a obsessão por não se contaminar e desencadear compulsões. “A pessoa que já tem o diagnóstico de TOC, ou que durante a pandemia começa a apresentar muitos sintomas de ansiedade, junto com os sinais característicos dos ansiosos realmente pode desenvolver sintomas obsessivos e compulsivos”, destaca.  

O Encontro

Os cantores sergipanos Kinho Farreiro e Wallace O Gordinho Vagabundo se juntaram e vão fazer no dia 28 de agosto, a partir das 19h, uma Live. Os artistas são conhecidos do público sergipano pelo repertório irreverente que envolve hits do forró e do sertanejo. A transmissão será realizado através do canal WallaceOGordinhoVagabundo no Youtube.

Janela das Artes

Formatado para fomentar as cadeias produtivas de cultura na capital, de modo a reduzir os impactos causados pela pandemia de covid-19, o projeto Janela para as Artes, promovido pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), está abrindo espaços e dando visibilidade a expressões múltiplas, como as propostas selecionadas na categoria Solo, pensada para potencializar e destacar talentos individuais que utilizam diversas linguagens para desenvolver a arte. Nesse primeiro momento do projeto, 120 propostas culturais foram selecionadas por meio de edital, nas áreas de Música, Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo), Literatura e Audiovisual, as quais representam um investimento de R$170 mil. Uma das artistas contempladas foi Fabrícia Alves, que teve o seu primeiro contato com a arte circense aos 15 anos de idade. Hoje, aos 26, está à frente da própria escola de circo, e foi essa arte que ele levou ao Janela para as Artes. Para o projeto, a artista abriu com uma intervenção poética e depois apresentou o talento no trapézio.  Foto: Arquivo pessoal.

ITPS analisa  gratuitamente de teor alcoólico em álcool líquido e em gel

Desde que o uso do álcool etílico 70 INPM (% p/p) foi estabelecido como uma das medidas de combate ao novo coronavírus, esses produtos tornaram-se essenciais na lista de compras dos consumidores. Mas, o que muitos não sabem é que é de fundamental importância a análise do teor alcoólico deste álcool (líquido ou gel), por meio de análises laboratoriais. Em Sergipe, o serviço está sendo disponibilizado gratuitamente à população por meio do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). A diretora-presidente do ITPS, Lúcia Calumby, explica que análise do teor alcoólico é de fundamental importância porque é ela que vai confirmar se o álcool está no teor alcoólico recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil para o uso no combate ao coronavírus. “O álcool é um importante agente químico antimicrobiano com características anti-sépticas e desinfetantes. Na concentração de 70º INPM, ele tem a quantidade de água ideal para facilitar a sua entrada na membrana dos microrganismos e destruí-los. Também por não ser tão concentrado, não evapora rapidamente, tendo um tempo de contato maior e consequentemente uma ação maior.