Semana passada completou três anos da aprovação no plenário da Câmara dos Deputados da Lei do Gás, relatada pelo senador Laércio Oliveira. Três anos após a aprovação, Laércio continua na luta pelo desenvolvimento do setor. O gás é matéria prima importantíssima para a produção de fertilizantes. O senador lamenta que hoje, com o alto preço do gás natural, as Fafen’s estão hibernadas e o Brasil passou a importar praticamente 100% dos fertilizantes nitrogenados.
Potencial
Laércio Oliveira tem destacado o potencial de Sergipe na produção de gás natural, com perspectiva de oferta, em breve, de cerca de 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia. “Possuímos 20% de toda reserva de gás natural do Brasil, o que certamente faz de nós um destino atraente para a indústria de transformação. O grande volume de combustível pode ser usado especialmente pela indústria de fertilizantes e por grandes consumidores de energia, como fábricas de cerâmica, plástico e vidro”, explicou.
Abertura do mercado
Para além do setor de fertilizantes, o senador Laércio Oliveira explica que a aprovação da Lei do Gás vem promovendo uma transformação no setor, com a abertura do mercado, participação de maior número de agentes e destravando investimentos, como é o caso do gasoduto de conexão do terminal de GNL de Sergipe à malha da TAG. Ele destacou ainda o potencial de Sergipe na produção de gás natural, com perspectiva de oferta, em breve, de cerca de 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
Salários
O pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais referente ao mês de março começou ontem, 25, com a folha de aposentados e pensionistas. Hoje, 26, é a vez dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e suas fundações e dos servidores da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) receberem o pagamento. Já na quarta-feira, 27, recebem os servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações.
Prefeitura
Já o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais de Aracaju, referente ao mês de março, serão pagos nesta quarta-feira, 27. Recebem todos os trabalhadores da administração direta e indireta, ativos e inativos, terão os vencimentos creditados em conta. Com a iniciativa, a Prefeitura injetará R$110 milhões na economia local.
Reajuste
A Prefeitura de Santana do São Francisco anunciou uma conquista histórica para o município e seus servidores. Após negociações com o Sindicato dos Servidores Públicos, o prefeito Ricardo Roriz (PSD) assumiu o compromisso para o reajuste salarial dos agentes de vigilância sanitária. Com essa medida, o piso salarial dos agentes de vigilância será equiparado ao piso dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Este feito foi considerado pelo sindicato e seus representantes como um marco significativo, tornando Santana do São Francisco o primeiro município sergipano a efetivar essa equiparação salarial.
Aedes
A população tem um papel de extrema importância no combate ao mosquito Aedes aegypti, e através do canal de denúncias aberto pela Prefeitura de Aracaju é possível fazer registros de possíveis criadouros, para que os agentes da Vigilância Epidemiológica da SMS possam avaliar inspecionar, em campo, caso necessário. Para realizar a denúncia é fácil: basta acessar o formulário, disponível no site da Prefeitura, e preencher com os dados necessários, como nome, e-mail e número de telefone, além de disponibilizar fotos ou vídeos e o endereço da localização denunciada.
Maruim
O ex-prefeito de Maruim, Jeferson Santana, recebeu um importante apoio para sua pré-candidatura a prefeito do município nas eleições de 2024. Durante o ato de filiação de Rodrigo Sobral ao União Brasil, pré-candidato a prefeito de Capela, no sábado, 23, o presidente do partido em Sergipe, o ex-deputado federal André Moura, e o deputado estadual Cristiano Cavalcante confirmaram seu apoio a Jeferson Santana.