Manú e Esther

As irmãs Manuela e Esther, filhas da jornalista Rafaella Vieira e do empresário  Felipe Dantas, que foram fotografadas por Dani Neri em momento de muita cumplicidade e carinho. Segundo a mamãe Rafaella, as duas são completamente diferentes, embora muito parecidas fisicamente. Manú que agora em julho comemora  3 anos é  observadora e agitada, já a pequena Esther, que vai completar seis meses de vida na próxima semana é super calminha. De uma coisa nós temos certeza, elas são muito lindas.

7 de julho: Dia Mundial do Chocolate

Para muitos,chocolate e felicidade são quase a mesma coisa. Desde os apaixonados, carinhosamente chamados de chocólatras, até os mais contidos, que cultivam o hábito de saborear o doce ingrediente com algum outro tipo de combinação ou receita — em caldas de bolo, fondues, ou no brasileiríssimo brigadeiro — é difícil encontrar quem não se sinta melhor ao consumir um pouquinho de chocolate por dia.  O doce é tão apaixonante que tem até dia mundial: 7 de julho. Em suas diferentes versões, sabores, cores e texturas, é quase uma prova de resistência ter que escolher entre todas as opções expostas no mercado.  Frente à tamanha delícia, é fácil perder o controle. Por isso, muitas vezes o chocolate pode ser considerado o vilão da dieta. Mas, para os fãs do doce, uma boa notícia: como qualquer alimento, se consumido com moderação, ele também é capaz de oferecer diversos benefícios à saúde.  Portanto, aprecie com moderação!! Foto: Divulgação.

Enfrentamento a Covid-19 nos Condomínios

Com o objetivo  de proteger as pessoas que estão em isolamento social e prevenir a propagação da covid-19 dentro dos condomínios em Aracaju, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta condomínios sobre o enfrentamento do covid-19, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e os decretos municipais vigentes. Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária e Ambiental da SMS, Denilda Caldas, os condomínios devem cumprir algumas normas, como  garantir que haja distanciamento entre as pessoas, a higienização constante do ambiente e o uso de máscaras. A recomendação é o resguardo das pessoas em suas casas. O síndico tem papel essencial no que diz respeito ao combate ao coronavírus nos condomínios. Já os moradores, que estão passando mais tempo em casa devido à pandemia, também precisam estar alentos. Foto: Ascom/SMS.

Sergipanas ganham título em torneio internacional virtual de Ginástica Rítmica

 

Apesar da situação de pandemia do novo coronavírus (covid-19), as atletas da ginástica rítmica do Clube Jardins Iracema Alves e do Colégio Jardins estão em adaptação à situação de distanciamento social, mas mantendo a prática de treinos para evoluir no esporte. Diante da circunstância, a treinadora e diretora de um clube da Argentina, Roxana Reart, idealizou o 2º Torneio Internacional Online Países Unidos, ocorrido nos últimos dias 20, 21 e 28 de junho, no qual as sergipanas fizeram bonito e conquistaram títulos e lugares no pódio. Além do Brasil, a disputa envolveu mais sete países: Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela. No registro, as ginastas Luisa  Marinho que conquistou o título de campeã, na categoria Juvenil – nível intermediário e Maria Eduarda Reis, que levou a  medalha de prata.

Frida Kahlo é homenageada por vinícola Carmem

Se ainda estivesse entre nós,  a icônica artista mexicana  Frida Kahlo teria completado 113 anos na última  segunda-feira, 6. Ícone da força feminina, Frida é símbolo de reinvenção, tanto em sua arte quanto em sua vida. Referência histórica, ela transformou o tradicional rompendo tabus e ganhou o mundo. A vinícola Carmen, primeira a ser fundada no Chile, em 1850, resolveu homenagear a artista com um dos seu rótulos, lançando o Carmen Gran Reserva Frida Kahlo – Carmènére. A linha traz em sua proposta a Reinvenção dos Clássicos, isso porque a Viña Carmen é conhecida justamente por sua tradição e qualidade, mas nunca deixou de agregar à sua essência atributos de tendência e inovação, se reinventando ao longo dos anos. Além disso, foi na Viña Carmen que a uva Carmènére, que é originária da França e que estava extinta no mundo todo, foi redescoberta, e acabou se tornando patrimônio chileno. Justa homenagem!!

Programação especial celebra 200 anos de Emancipação Politica de Sergipe

Amanhã, 08 de julho, Sergipe completa 200 anos de Emancipação Política ao celebrar a independência territorial da Bahia. Por conta da pandemia do novo coronavírus em todo o país, a agenda comemorativa alusiva ao Bicentenário precisou ser cancelada. No entanto, o Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), consciente com o situação delicada que a saúde pública enfrenta, anuncia o novo formato de ações que irão homenagear a data. “São 200 anos de história independente e Sergipe avança no progresso. E, nestes tempos de pandemia, vamos pensar na vitória com a determinação que o povo sergipano possui. O 8 de julho é um dia de enaltecer a nossa cultura, tradição e o valor político-administrativo que conquistamos. Como a agenda comemorativa teve que ser adiada foi desenvolvido um vídeo institucional do Governo com o intuito de ser divulgado nos veículos de comunicação do Estado como também, preparamos um documentário que está dividido em três episódios apresentando os aspectos culturais das cidades históricas e as características das regiões do Sul, Baixo São Francisco e Alto Sertão. É um presente especial do Governo de Sergipe para o seu povo”, afirma a presidente da Funcap, Conceição Vieira.

A gestora reforça ainda que o vídeo institucional apresenta uma declaração sua e da professora Aglaé D’Ávila Fontes, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe – IHGS-, baseado no Bicentenário.

O documentário dividido em três etapas retrata os seguintes pontos:

  • Dia 08/07- Episódio 1 (Cidades Histórias e Sul Sergipano): São Cristóvão, Laranjeiras, Santa Luzia do Itanhy e Estância. O vídeo enfatiza sobre a primeira missa realizada em Sergipe, a ocupação do território sergipano, o período pré-emancipação política, o artesanato de Santa Luzia do Itanhy e o desenvolvimento industrial em Estância.
  • Dia 15/07 – Episódio 2 (Baixo São Francisco): Propriá, Santana do São Francisco, Brejo Grande, Pirambu e Pacatuba. O vídeo conta a respeito do surgimento de Propriá, o desenvolvimento e a importância econômica da cidade no passado, o artesanato em cerâmica de Santana do São Francisco, o restaurante Carapeba (Brejo grande), o passeio até a Foz do São Francisco, a passagem de Dom Pedro II pela região e a riqueza natural de Pirambu e Pacatuba, com destaques para a Reserva Santa Izabel e o Pantanal.
  • Dia 22/07 – Episódio 3 (Alto Sertão): Canindé de São Francisco, Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória. O vídeo apresenta o Museu Arqueológico de Xingó e seus achados, a hidrelétrica, Rota do Cangaço que leva ao local onde Lampião foi capturado pela polícia, a bacia leiteira de Nossa Senhora da Glória e os Cânions de Xingó.

Live da Bienal do Livro de Itabaiana

O convidado especial da quinta edição da Live pelo Instagram da Bienal do Livro de Itabaiana (@bienaldolivroitabaiana) será o historiador José Almeida Bispo, que falará sobre Itabaiana e a Emancipação política de Sergipe. A conversa acontecerá nesta terça-feira, 7, às 19h, e será mediada pelo empresário Honorino Júnior, da Perfil Empreendimentos. Agora, os amantes da cultura sergipana poderão acompanhar a movimentação literária sem sair de casa, basta pegar o celular e abrir o Instagram para assistir um bate-papo divertido marcado todas as terças-feiras, sempre as 19h.

Autor

Paula Toquinho

Outras Notícias