ARACAJU/SE, 27 de maio de 2024 , 4:37:17

logoajn1

Missão Europa

O governador Fábio Mitidieri participa de Missão Internacional à Europa organizada pelo Consórcio Nordeste. A Comitiva de governadores visitará Holanda, Bélgica e Alemanha, e, ao longo desta semana, serão discutidas pautas como a caatinga, energias, hidrogênio verde e emergências climáticas.

 

Missão Europa II

O Nordeste é responsável pela produção de 82% da produção de energia renovável do país – 92% da geração eólica e 42% da geração solar. Há 746 parques eólicos instalados nos nove estados nordestinos e outras 183 planejadas, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética. Integrante da comitiva do Consórcio Nordeste, o superintendente da Sudene, Danilo Cabra, disse ontem que “ a transição energética deve promover a inclusão do Nordeste no processo de neoindustrialização do Brasil”.

 

Violência contra a mulher

O governador em exercício Zezinho Sobral assinou, nesta terça-feira, 14, junto ao procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), Manoel Cabral Machado Neto, o Termo de Cooperação referente à Lei nº 14.164/2021, para inclusão do combate à violência contra a mulher no currículo da Educação Básica. A assinatura foi realizada no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, na sede do MPSE.

 

Violência contra a mulher II

Zezinho Sobral explica que a ação visa fortalecer as ações preventivas no combate à violência contra mulher, a fim de orientar crianças e jovens sergipanos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Combater a violência passa principalmente pela prevenção, é melhor que se evite a violência do que buscar solucionar seus efeitos. Esse termo de colaboração é para levar às escolas, e à formação da sociedade sergipana, uma construção pacífica e fraterna, ao inserir na base curricular do Ensino Fundamental conceitos importantes para uma sociedade mais justa”, destacou.

 

Zezinho Sobral

Por falar em Zezinho Sobral, hoje, 15, o governador em exercício visitará municípios da Grande Aracaju e do leste sergipano que foram afetados pelas chuvas da última semana. As visitas serão iniciadas a partir das 9 horas, em Laranjeiras, seguindo para Riachuelo, a partir das 10 horas, e encerrando às 11 horas, em Maruim. Zezinho Sobral aproveitará para verificar o andamento de algumas obras nos municípios — em Laranjeiras, na Rodoviária e na praça; em Riachuelo, a recuperação da rodovia que liga o município a Divina Pastora; e em Maruim, na margem do Rio Ganhamoroba e a reforma da Escola Estadual. Por fim, o gestor seguirá para Carmópolis, às 12h30, quando concederá entrevista a uma emissora de rádio em Carmópolis.

 

ProjetarSE

O ProjetarSE, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), recebeu nesta terça-feira, 14, o Prêmio InovaCidade 2024, idealizado pelo Instituto Smart City Business America, em reconhecimento aos projetos e iniciativas com impactos positivos e mensuráveis na sociedade, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

 

Pega o ‘gato’

A Energisa Sergipe, em parceria com a Polícia Civil e Científica, conduziu uma operação de cinco dias para combater o furto e a fraude de energia elétrica no Centro comercial de Aracaju. Durante as inspeções realizadas nos estabelecimentos comerciais, foram identificadas diversas irregularidades, incluindo ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia.

 

 Pega o ‘gato’ II

Ao longo das ações encerradas na última sexta-feira, 10, foram efetuadas 343 inspeções no Centro comercial, sendo que 10% dessas unidades apresentaram irregularidades. No total, foram recuperados 210 MWh, energia suficiente para abastecer 1 mil residências. Além de constituir crime, o furto e a fraude de energia representam um sério risco para a população, podendo causar acidentes fatais e afetar a qualidade do fornecimento de energia elétrica.