- 13/08/2019 - 17:09

Pessoas embaraçadas

Nós somos influenciados (mais ou menos, para melhor ou para pior) pelas pessoas com as quais convivemos. E, por conta disso, torna-se extremamente importante e estratégico pensarmos melhor a respeito das pessoas que estão a nossa volta. Pare para pensar em quantas vezes você foi envolvido de forma infeliz em algum problema por conta de pessoas próximas, e ainda acabou pagando por algo que não tinha nada a ver diretamente com a sua vida, mas que sobrou para você.

Existem pessoas que, infelizmente, suas vidas não estão resolvidas e não dão o menor indício de um caminho a ser seguido. São pessoas embaraçadas, que não tomam decisões, não tem um rumo definido, e parece que tudo que tentam fazer não tem continuidade, ficando sempre pelo meio do caminho. E os motivos para isso são os mais diversos: alguns têm problemas emocionais mal cuidados, outros não têm disciplina no modo de vida, outros que ainda estão aprisionados a situações do passado. E, na verdade, quem estiver por perto de tais pessoas pode sofrer algumas consequências.

Vejo que tem muita gente abrindo sua vida para pessoas que chegam apenas para fazê-las sofrer. E isso acontece tanto no âmbito profissional, como nas amizades, nos relacionamentos amorosos. Depois dessa abertura toda, fica muito difícil uma tomada de decisão para o afastamento daquelas. Por isso é que se torna tão importante uma atitude de coragem e de sabedoria para avaliar (e até escolher) quem você quer por perto ou não da sua vida. Use a sabedoria que Deus lhe deu para prestar mais atenção em quem se aproxima. Veja se existe coerência em suas atitudes, e se combinam com seu modo de falar.

A Bíblia Sagrada está recheada de aconselhamentos, alertas e recomendações a respeito disso, mostrando, portanto, a importância de sabermos selecionar com quem andamos. Veja alguns desses alertas e conselhos:

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.”

(Provérbios 13:20)

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”

(I Coríntios 15:33).

Como eu disse, esses são apenas alguns versículos da Bíblia Sagrada que trazem alertas para que tenhamos cuidado na escolha de nossas companhias. Desejo que seus olhos sejam abertos para perceber com clareza as pessoas com quem você convive. Não se associe a pessoas embaraçadas na vida, pois isso afetará sua vida também.

Um forte abraço. Desejo que Jesus abençoe sua vida e até a próxima se Deus disser que sim.