ARACAJU/SE, 18 de maio de 2024 , 16:40:28

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Por dentro dos negócios do pão nosso de cada dia

 

 

Uma análise da Regina Delicatessen

 

Estamos estreando a nossa coluna Branding & Business aqui no AJN1, onde falaremos sobre branding, negócios, empresas e sucesso. E, para abrir este espaço, buscamos uma das marcas mais conhecidas no ramo empresarial de delicatessen de Sergipe, a Regina Delicatessen, na pessoa de Sônia Dantas, CEO da referida empresa. Referência dentre os empreendedores do estado, sua história de vida e trabalho é tema de palestras, capítulo de livro e história de altruísmo que inspira jovens e veteranos.

 

A HISTÓRIA POR TRÁS DO SUCESSO EMPRESARIAL

Informação importante para quem vai empreender: descubra seu talento. O mundo dos negócios abraça com mais “carinho” quem sabe o que quer e quem busca trajetória. A vida de Dona Sônia como empreendedora começou pela necessidade de vencer a fome, vendendo bananas nas ruas de Aracaju aos doze anos. O instinto empreendedor nato e sua fé a orientaram a guardar o pouco que sobrava para conquistar uma realidade melhor. Com essa reserva, ela conseguiu comprar uma barraca de farinha no Mercado Thales Ferraz e, aos finais de semana, vendia tecidos em feiras livres nas cidades do interior.

 

“Em todo canto que eu ia, todo mundo ficava admirado de me ver negociar”. Foi nessa época que sua habilidade chamou a atenção do jovem Carlinhos, com quem “fugiu” por amor, já que sua família não aprovava a união sem um casamento. O casal foi morar no “Bar do Chiquinho”, que acabara de ser adquirido por Carlinhos. Foi lá que a jovem, que não tinha nenhuma habilidade na cozinha, conheceu Dona Marlene.

 

“Dona Marlene viu tanta alegria nos meus olhos, que disse que iria me ensinar a cozinhar, e eu quis. Quem quer faz e quem não quer arranja desculpa”. Logo o bolo de leite caramelizado e os outros quitutes se tornaram sucesso e impulsionaram crescimento do bar.  Não parou por aí, entraram em uma sociedade de padaria e chegaram a cinco unidades Regina espalhadas pela cidade até chegar à sexta, no Bairro Luzia, unidade esta que ficou sob a liderança de Sônia após a separação e divisão de bens.

 

TODA MARCA PRECISA CRESCER PARA NÃO ESTAGNAR

Desde então, a Regina se fortaleceu e voltou a crescer, em 2016 inaugurou outra filial, no bairro Santa Lúcia. As duas unidades fazem parte da rotina de muitos Aracajuanos, clientes fiéis saem de todos os cantos da cidade para buscar não apenas o pão e o famoso bolo de tapioca, que inclusive já foi tema de matéria no programa de Ana Maria Braga, mas também um local de encontro com amigos, produtos do dia a dia e o verdadeiro paladar regional. A marca se diferencia por ser a mais Sergipana dentre as delicatessens da capital.

 

E falando sobre marca, toda empresa precisa ter sua marca muito bem difundida e solidificada. Por isso a gestão do branding se faz tão importante para que a identidade, a comunicação com o público e o posicionamento sejam fatores que impulsionem a marca da empresa.

 

Por exemplo, vimos na Regina uma difusão de identidade relacionada a aspectos próprios da sergipanidade, exemplos que vão desde a arrumação dos ambientes às variedades culinárias típicas do estado. Isso se reflete em um enorme potencial de relacionamento com diversos stakeholders  e promove movimentação no mercado local. Por exemplo, “São dez toneladas de farinha por mês. Todos os dias, seis horas da manhã, eu ligo para saber com Seu Eraldo se o pão Jacó está no padrão Regina”, afirma Sônia.

 

O BRANDING REGINA

Atenção aos detalhes, contato direto com a produção e ouvidos atentos ao feedback dos clientes, três ações da rotina de um líder que Sônia cumpre à risca. A saber: Regina é sinônimo de rainha (vem do latim), indica voluntarismo e firmeza de decisão, por essa razão, foi a escolha para o Naming da marca que também batiza duas filhas: Carla Regina e Elis Regina. A coroa da logo foi idealizada por seu filho Luiz Carlos, como forma de homenagem à mãe. As cores da marca bordô e branco completam o simbolismo nobre dessa história.

 

Ainda como parte do branding, a simpatia e o carisma da empresária fazem parte de sua marca pessoal e se estenderam para a marca corporativa. Quando questionada sobre os valores da empresa, Sônia responde que é amor. “Quando você trabalha por amor, você se encontra, o cliente percebe”, destaca a empresária. Esse valor é também uma orientação para as contratações do RH, pequenas atitudes são observadas para que o time mantenha essa cultura viva.

 

APRENDER É PRECISO

Em negócios, a necessidade de atualização é constante, sobretudo no que tange a um universo tão competitivo como é o do empreendedorismo. Nesse quesito, Sônia Dantas também expõe uma visão acentuada de negócio: a empresária está cursando gastronomia, prova de que, para empreender com excelência, é preciso lifelong learning, aprendizagem contínua.