ARACAJU/SE, 20 de abril de 2024 , 6:21:03

logoajn1

Por que para muitos é tão difícil ter fé?

A definição que a Bíblia Sagrada nos traz de fé é essa: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. De forma bem simples, costumo dizer que a fé é o agente que executa o sobrenatural, e a esperança é a matéria prima; portanto, quando os dois se unem, algo muito bom acontece.
Mas por que as pessoas têm tanta dificuldade para ter essa fé, apesar de dizerem o contrário? Na verdade, a fé em Deus se manifesta a partir do conhecimento que adquirimos do próprio Deus. Na Carta aos Romanos, o apóstolo Paulo ensina que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, ou seja, ao ouvirmos a Palavra, passamos a conhecer Deus e vem daí a nossa fé. Quando você anda com Deus, passa a confiar nesse Deus e pode, então, fazer como diz o Salmo 37: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n’Ele e Ele tudo fará”. Também não precisará entrar em desespero porque, ao conhecer a Deus, você saberá que Ele é fiel e poderoso para te livrar, mesmo nas situações mais difíceis, como nos diz o profeta Isaías: “Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.” Em suma, para ter fé em Deus, você precisa andar com Deus.
Acredito que, mesmo bem intencionados, muitos estão cometendo equívocos quanto a sua fé em Deus. O primeiro equívoco é que muitos afirmam ter essa fé e, por isso, parece que tentam convencer Deus a abençoá-los, como se Deus não tivesse inicialmente esse desejo. O segundo equívoco que cometem, em minha opinião, é que não consideram qual a vontade de Deus quanto a uma determinada situação, e apenas retratam para Deus os seus desejos como se, na verdade, tivessem pleno conhecimento do que é melhor para si. Ter fé em Deus é acreditar no seu amor por nós; ter fé em Deus é acreditar no Seu poder para fazer o impossível; ter fé em Deus é confiar na sua vontade para a nossa vida, sabendo que Ele só quer o melhor para nós.
Portanto, que a nossa fé em Deus não seja algo como de quem apenas procura um deus de uma religião, a quem muitos procuraram em algum momento difícil, seja por crendice ou por superstição. Deus quer ter um relacionamento conosco e, por isso, Ele enviou o Seu Filho para morrer por nós, exatamente para que pudéssemos novamente ter acesso a Ele. Viva sua fé em Jesus, e alcance o impossível, e veja o invisível.
Jesus lhe abençoe e até a próxima se Deus disser que sim.