ARACAJU/SE, 16 de setembro de 2024 , 16:00:06

Revitalização do Centro

A revitalização do centro comercial de Aracaju é aguardada com bastante expectativa, principalmente pelos lojistas. Há sinais de que o projeto segue sendo desenhado.  Ontem, 27, a  Prefeitura de Aracaju anunciou ter iniciado um cadastramento de vendedores ambulantes irregulares que atuam no centro comercial da cidade. A ação, realizada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está mapeando esses comerciantes para incluí-los no projeto de revitalização do Centro e assegurar-lhes um local adequado para que continuem a trabalhar.

Você não está sozinha
Encerrando as ações do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e como forma de orientar a população acerca do combate a esse tipo de crime, a Patrulha Maria da Penha (PMP) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) conclui nesta quarta-feira, 28, a ação “Você não está sozinha – escute, acolha e denuncie”, realizada em parceria com o Shopping Jardins. O atendimento ao público acontece na praça Ipê, das 10h às 22h.

 

Energisa

O Grupo Energisa abriu ontem, 27, a chamada pública para seleção de projetos para o Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel. Em 2024, serão aportados cerca de R$ 30 milhões em iniciativas das nove distribuidoras do Grupo, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Paraná, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Acre e Rondônia.

 

Energisa II 

Os recursos do PEE poderão ser direcionados para projetos rurais, de infraestrutura de iluminação pública, organizações sociais, empresas e órgãos públicos. Todos os clientes das áreas de concessão das distribuidoras do Grupo podem participar do edital, que ficará aberto até o dia 25 de outubro. As regras serão apresentadas na próxima semana.

 

Construção civil

Durante almoço ontem, 27, com a Aseopp, o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, contextualizou a atual situação dos setores energético e industrial de Sergipe, destacando fatores que tornam o estado um polo atrativo para a construção civil. “Sergipe possui uma infraestrutura robusta, abundância de recursos naturais, como argila, calcário e gás, utilizados na produção de materiais e insumos para a construção civil, aliado a uma mão de obra altamente qualificada. Isso posiciona o estado como um local estratégico para o desenvolvimento do setor”.

Competitividade no turismo
A Prefeitura de Aracaju, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal do Turismo (Setur) e o Ministério do Turismo (MTur), promoverá palestra sobre o fomento ao mercado turístico. Gratuito, o evento será realizado nesta quinta-feira, dia 29, a partir das 9h, no Quality Hotel Aracaju, Bairro Coroa do Meio. A palestra, que tem como tema “Produtos Turísticos Competitivos”, objetiva oferecer novos conhecimentos acerca das diretrizes e estratégias do mercado turístico a profissionais da área, gestores públicos, empresários, professores e alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

 

Recinto alfandegado 

O governo do estado intensificou as discussões sobre a criação de um recinto alfandegado nas instalações do Aeroporto Internacional Santa Maria, em Aracaju, que visa facilitar as atividades de declaração de trânsito aduaneiro. Capitaneado pela Sedetec, o encontro teve a participação da Receita Federal,  Sefaz, Codise e Aena. ““Com a colaboração das entidades e órgãos que participaram desta reunião, estamos progredindo para  facilitar a declaração de trânsito aduaneiro e introduzir voos internacionais. Estamos confiantes de que essas medidas trarão benefícios significativos para a economia local e fortalecerão nossa posição no cenário nacional”, declarou Valmor Barbosa (Sedetec).

 

Recinto alfandegado II

Essa atividade só será possível a partir do modelo e cronograma que a Receita Federal está desenvolvendo com o Novo Processo de Importação em âmbito nacional, a partir da ampliação da Declaração Única de Importação (Duimp). O tema já foi discutido pela Sedetec em oportunidade anterior com a presença da Sefaz, Receita Federal e Banco do Estado de Sergipe (Banese). A perspectiva é de que a implantação do novo sistema diminua o tempo logístico e traga competitividade para Sergipe.