Algo que sempre existiu no Brasil foi o processo de migração que corresponde à mobilidade espacial da população. A migração que irei abordar neste breve ensaio é aquela que envolve a troca de Estado, Região e domicílio.
Sergipe é um estado que acolhe bem a migração intra-regional (pessoas que aqui chegam e vêm de outros Estados do Nordeste) e a migração inter-regional (pessoas aqui chegam e vêm de outros Estados fora do Nordeste). Isso faz com que cresça no estado a migração definitiva que é quando a pessoa passa a residir permanentemente no estado.
Para quem nasceu em Sergipe e conhece a sua realidade migratória, sabe que o estado vem ampliando a sua capacidade de retenção da população, por diversos fatores relacionado com a topofilia (é a preferência ou conexão sentimental que alguém apresenta em relação a determinados lugares), ou seja, os sergipanos gostam da sua terra e aqueles que aqui chegam adquirem referido sentimento.
Muitas pessoas chegaram em Sergipe buscar oportunidades de emprego, de melhor qualidade de vida, de empreender. Na sequência nos aspectos que envolvem o envolvimento com as pessoas dos lugares, muitos migrantes que chegam em Sergipe entram na política e são devidamente acolhidos pela população.
Registre-se que muitas migrações são realizadas para Sergipe por conta da melhoria das condições de qualidade de vida que tem evoluído e atraído muitos turistas que nas migrações temporárias, ficam tentados a efetivar a sua residência definitiva por aqui, sejam pessoas mais jovens ou pessoas que buscam um lugar mais tranquilo em sua fase pós-aposentadoria.
Os sergipanos possuem um traço peculiar, saber acolher e tratar bem os políticos que surgem e que não são nascidos na terra, demonstrando um senso de cidadania e respeito com as leis do nosso país, entendendo, que não importa ter nascido no lugar, mas ter adotado o lugar para viver e contribuir com o seu crescimento e desenvolvimento.
Para provar a tese que apresento acima, irei descrever adiante, alguns exemplos que demonstram efetivamente a capacidade de acolhimento de Sergipe aos políticos que nasceram foram e que exercem mandatos ou já exerceram.
Dos setenta e cinco prefeitos de Sergipe, onze não nasceram no Estado de Sergipe e são: Edvaldo Nogueira – Prefeito de Aracaju, nasceu em Pão de Açúcar-AL; Dr. Mário Lucena – Prefeito de Aquidabã, nasceu em São José do Egito-PE; Robson Martins – Prefeito de Ilha das Flores, nasceu em Maceió-AL; Adinaldo – Prefeito de Indiaroba, nasceu em Campo Maior-PI; Adailton Sousa – Prefeito de Itabaiana, nasceu em Salvador-BA; Danilo de Joaldo – Prefeito de Itabaianinha, nasceu em São Paulo-SP; Gilberto Maynart – Prefeito de Maruim, nasceu em Niteroi-RJ; Dr. Vagner – Prefeito de Moita Bonita, nasceu em São Paulo-SP; Laerte – Prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, nasceu em Maringá-PR; Padre Inaldo – Prefeito de Nossa Senhora do Socorro, nasceu em Colônia Leopoldina-AL; e Guilherme – Prefeito de Pirambu, nasceu em Maceió-AL.
Analisando a composição dos vereadores de Aracaju, na Câmara Municipal dos atuais 24 vereadores, temos vereadores que não nasceram em Sergipe, a exemplo de Fabiano Oliveira que nasceu em Brasília-DF; e vereadores que não nasceram em Aracaju, a exemplo de Emília Corrêa que nasceu em Lagarto.
O atual Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri é natural do estado, tendo nascido em Aracaju-SE, mas já tivemos Governadores nascidos em outros estados, o último foi Lourival Batista que nasceu em Entre Rios-BA e o primeiro foi o primeiro Governador de Sergipe – Carlos César Burlamaqui que nasceu em Lisboa-Portugal.
Dos vinte e quatro atuais Deputados Estaduais de Sergipe, cinco não nasceram no Estado de Sergipe e são: Cristiano Cavalcante nasceu em Maceió-AL, Doutor Samuel nasceu em Simplício Mendes-PI, Luciano Pimentel nasceu em Brumado-BA, Chico do Correio nasceu em Guararapes-SP e Carminha Paiva nasceu em Recife-PE.
Dos oito atuais Deputados Federais por Sergipe, dois não nasceram no Estado e são: Thiago de Joaldo nasceu em São Paulo-SP e João Daniel nasceu em São Lourenço D’Oeste-SC.
Dos três atuais Senadores por Sergipe, dois não nasceram no Estado e são: Alessandro Vieira nasceu em Passo Fundo-RS e Laércio Oliveira nasceu em Recife-PE.
Os exemplos apresentados apontam que em Sergipe tem-se um significativo número de políticos não nascidos no estado, mas que possuem grande orgulho em defender os interesses da terra e de todos que nela moram.
Assim, será natural perceber alguns políticos que possuem sotaques diferenciados nas suas abordagens, muitos já incorporaram totalmente o sotaque local, outros em face de características pessoais misturaram o sotaque de origem com o local e formam um modo peculiar de falar.
Cabe registrar que temos Sergipanos que conquistaram cargos políticos em outros estados, a exemplo de Gilton Garcia que foi Governador do Amapá e Eduardo Gomes que é Senador pelo Tocantins, mas nasceu em Estância-SE. Também temos Deputados Federais por outros estados nascidos em Sergipe. Sergipe é efetivamente uma terra acolhedora em sentido amplo, inclusive político.
