As notícias que acompanhamos nos últimos dias são devastadoras. A situação no Rio Grande do Sul comove o mundo. Porém, em meio a tanta dor, podemos encontrar o que há de melhor no ser humano: sua solidariedade. A imagem que observamos é trágica, mas também é preciso reconhecer as ações de voluntários e doadores de todas as regiões do nosso país.
Somos uma grande nação, com um coração tão grande quanto nossa extensão de terra. Dentre aqueles que estão apoiando as causas, podemos encontrar grandes marcas, e é sobre elas que venho falar aqui hoje.
A AJUDA VAI VOANDO
As doações precisam chegar rapidamente. O povo tem frio, tem fome, tem sede. E as empresas aéreas Azul, Gol e Latam disponibilizaram postos de coleta e transporte para a ajuda poder chegar a quem precisa de forma mais urgente e precisa.
Por exemplo, a Azul estabeleceu postos de arrecadação de doações em seus 160 aeroportos (incluindo o Santa Maria, de Aracaju) e 103 lojas da Azul Viagens, além de criar um Fundo Social de apoio humanitário. A Gol, em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), está coletando roupas, itens pessoais e utensílios domésticos, com logística de envio pela Gollog. Enquanto isso, a Latam ativou seu programa Avião Solidário para transportar gratuitamente as doações em colaboração com o Movimento União BR.
A FOME É GRANDE
Quem tem fome não espera. No setor alimentício, empresas estão se mobilizando para ajudar o Rio Grande do Sul após a tragédia. BRF e JBS doaram toneladas de alimentos, incluindo frangos, suínos, massas e lácteos, para atender às necessidades das vítimas e das comunidades afetadas, além de realizar ações sociais em parceria com entidades locais para distribuição de alimentos e apoio às comunidades atingidas.
A água também é um problema. A gigante AMBEV enviou 500 mil litros de água potável e 6 mil latas de desinfetante para auxiliar na higienização das áreas afetadas, além de mobilizar sua rede de distribuição para entregar os produtos de forma ágil. Por sua vez, Danone e Nestlé estão doando alimentos, produtos lácteos e de higiene pessoal.
ALÉM DO CARAMELO
O cavalo “Caramelo” comoveu os telespectadores dos jornais ao ser filmado se equilibrando em cima do telhado de uma casa. Além dele, os animais da região também estão em situação de calamidade. Empresas e ONGs estão unindo esforços para ajudar esses bichinhos afetados pela tragédia no Rio Grande do Sul.
BRF Pet, Cobasi, Petlove e Petz estão entre as marcas que estão oferecendo ajuda. A BRF Pet já doou toneladas de alimentos e ração para pets, além de apoiar uma campanha de arrecadação para o Fundo de Ajuda Humanitária do Instituto BRF.
A Cobasi também contribuiu com toneladas de ração e equipamentos para entidades que resgatam animais. A Petlove realizou a doação de sete toneladas de ração e está subsidiando o plano de saúde para os pets adotados nas áreas afetadas. Já a Petz está recebendo doações em suas lojas e enviou toneladas de ração e equipamentos para ajudar nos resgates.
As ONGs, como a Campo Bom para Cachorro, também têm trabalhado no resgate e assistência aos animais afetados.
A COMOÇÃO MOVE NOSSO PAÍS
Esses são apenas alguns exemplos do que marcas e pessoas podem fazer em uma situação como essa. Ao abrirmos as redes sociais podemos perceber a importância desses canais de comunicação para levar a informação e ajuda. Mas é preciso estar atento! Infelizmente existem pessoas que se aproveitam de situações como esta. Portanto, antes de dar a sua contribuição, é preciso certificar-se de que a ajuda será feita via instituição séria.
FAÇA A SUA PARTE
Na capital Sergipana, você consegue fazer a sua ajuda chegar até as terras Gaúchas doando: água, alimentos não-perecíveis, itens de higiene pessoal, fraldas, cobertores, roupas pessoais e de cama, bem como banho e ração animal.
Some sua marca a essas tantas. Faça ou participe de uma campanha solidária e entregue em um destes postos:
- Assembleia do Estado: Av. Ivo do Prado, s/n – Palácio Governador João Alves Filho – Centro.
- Correios: qualquer agência de Sergipe.
- Prefeitura de Aracaju: Casa dos Conselhos, na Praça Camerino, 66, Centro.
A união é indispensável nessa fase difícil, vamos mostrar que juntos somos mais fortes. A solidariedade é o caminho mais acertado para promovermos nossa humanidade.
