ARACAJU/SE, 27 de abril de 2024 , 20:59:52

logoajn1

VITÓRIA: Relatório final do GT EaD do MEC recomenda que cursos de graduação em Odontologia sejam ofertados EXCLUSIVAMENTE na modalidade presencial

*Com informações do CFO

A Odontologia brasileira pode comemorar uma grande conquista: os cursos de graduação em Odontologia exclusivamente na MODALIDADE PRESENCIAL. Esta foi uma das conclusões do Relatório do Grupo de Trabalho – GT EaD, que foi apresentado na última sexta feira, 29 de setembro, na sede do Ministério da Educação.

A conquista em grande parte se deve ao trabalho conjunto da classe odontológica, entidades, IES, profissionais que, através de mobilizações organizadas pelo CFO e apoiadas por entidades como ABENO e SBPqO, promoveram uma grande mobilização para a conscientização de todos os envolvidos, inclusive a população, que seria umas das principais prejudicadas com esta possibilidade.

Várias ações foram realizadas, como o Fórum Nacional Contra a EAD na Odontologia, organizado pelo CFO em Brasília em abril passado, com a participação das principais entidades de classe e de especialidades. Esses posicionamentos, assim como a Nota Pública elaborada no Fórum (e firmado por diversas entidades, foram fundamentais para contribuir para as conclusões do Relatório final.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, essa vitória é um grande passo para a Odontologia brasileira. “Ter apoio de todos que se preocupam com a qualidade da Odontologia e o resultado positivo desta mobilização conjunta mostra a importância da nossa luta e o valor que representamos perante a sociedade brasileira. O CFO sempre se manteve firme na defesa da qualidade na formação profissional, e externou seu posicionamento contrário em todas as reuniões. O CFO produziu ainda, diversos materiais e realizou campanhas contra o ensino EaD na Odontologia, mostrando a força e a união da profissão. Vamos continuar lutando para uma Odontologia cada vez melhor”, concluiu.

 

Eleição no CRO-SE nesta sexta

Em decisão favorável ao CRO-SE, a Justiça Federal reafirmou a legalidade da eleição dos CROs na modalidade online, indeferiu o pedido liminar do candidato Thadeu Roriz (Chapa 2), mantendo o pleito para a data programada. Na decisão, o magistrado afirma não ver “qualquer vício de ilegalidade a justificar a intervenção do Judiciário nos critérios adotados pelo Conselho no pleito eleitoral”. Sendo assim, as eleições acontecem nesta sexta-feira (06), das 00h às 23h59, de forma remota pela plataforma Eleja Online, através do site https://eleicaocros2023.elejaonline.com. O link e as instruções podem ser conferidos no site do CRO-SE e no perfil @crose.oficial no Instagram.

 

Rememorando a História

Na noite de ontem, 04 de outubro, o CRO-SE realizou o “Rememorando a História”, um evento pensado para reverenciar profissionais que fizeram a história da Odontologia Sergipana ou contribuíram para a preservação da sua memória. Foi uma noite emocionante, em que também foram celebrados o Jubileu de Ouro e de Prata de cirurgiões-dentistas com 50 e 25 anos de profissão e os profissionais remidos. O evento abriu oficialmente as ações da programação do Mês do Dentista, que abriga duas datas importantes: o Dia Mundial (03.10) e o Dia Nacional do Cirurgião-dentista (25.10).

 

Programação Especial

Anualmente, uma programação especial é realizada em outubro pelo CRO-SE. Esse ano, além do rememorando a História, no dia 14 acontece o XV Torneio de Futebol Society do CRO-SE; no dia 17, a presidente Anna Tereza Lima participa de Sessão Especial na Câmara de Vereadores sobre Odontologia do Esporte; no dia 18, alunos da rede pública serão recebidos em mais uma edição do Cine Sorriso; também no dia 18, o  Café com Ciência aborda estratégias para lidar com o Bruxismo em todas as idades; no dia 25 o CRO-SE apoia e participa do XI Encontro de Saúde Bucal dos Odontólogos de N. Sra. do Socorro; e em 01 de novembro, a programação culmina com a Solenidade de Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico.