*Por Cynthia Coelho
Não sei se você já ouviu falar em Odontologia do sono, mas é uma especialidade, dentre tantas da Odontologia, que pode ajudar a controlar a apneia do sono.
A apneia do sono é um dos muitos distúrbios que o nosso sono pode manifestar. É a interrupção da respiração enquanto a pessoa dorme, de forma breve, mas repetida. É um transtorno que acomete cerca de 30% da nossa população e muitas vezes vem associado com o ronco alto, causar sensação de sufocamento ou engasgos noturnos.
Essa parada respiratória repetida de duração curta faz com que a pessoa que tem apneia não consiga ter um sono reparador. Tendo seus ciclos de sono fragmentado, ela consequentemente acorda com a sensação frequente de cansaço, apresenta sonolência durante o dia e muitas outras queixas. A condição pode acometer o organismo de forma sistêmica, acarretando, por exemplo, o aumento da pressão arterial do indivíduo.
Nesse contexto, o cirurgião-dentista habilitado na área passou a ter uma atuação imprescindível junto às equipes interdisciplinares que estudam e promovem o tratamento da apneia obstrutiva do sono, através da confecção de um aparelho intraoral personalizado, que promove a abertura da via área que está colabando enquanto a pessoa está dormindo.
Para ser efetivo, no entanto, o aparelho deve ser confeccionado de forma individualizada e ser usado apenas na hora de dormir, trabalhando com a protrusão mandibular do indivíduo. Mas atenção: apenas dentistas habilitados podem avaliar com precisão se o indivíduo pode usar o aparelho intraoral.
Semana que vem falaremos um pouco mais sobre as opções de tratamento para apneia obstrutiva do sono. Fique ligado!
*É cirurgiã-dentista, Doutora em Distúrbios de Sono pela UNIFESP, Mestre em Ciências da Saúde UFS/ UNIFESP, Pós-Graduada em: Prótese; Laserterapia; pacientes sistemicamente comprometidos; e em Halitose. CRO-SE n. 850.
Mega Triagem Odontológica
No dia 06 de junho, o CRO-SE vai sediar a Mega Triagem Odontológica da Turma do Bem, maior rede de voluntariado especializado do mundo, em parceria com a Colgate. A ação acontecerá simultaneamente em mais de 90 cidades do país, para identificar crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social e que apresentem sinais de graves problemas bucais. Os selecionados receberão tratamento dentário gratuito oferecido pelos dentistas voluntários da ONG. Após a triagem, os jovens selecionados receberão uma carta de aprovação, contendo as informações necessárias à realização do tratamento. O evento acontece das 09h às 15h no auditório do CRO-SE, localizado na Rua Vila Cristina, 589, bairro São José.
Imposto de Renda Para Dentistas
Hoje (23), logo mais, às 19h, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe realiza Live sobre a “Importância do Imposto de Renda para Dentistas”. A aula será exibida através do perfil do CRO no Instagram @crose.oficial, e será ministrada por José Eduardo Rissi, fundador da Rissi Contabilidade Médica, que compartilhará seus 12 anos de experiência no mercado contábil da Saúde. A mediação ficará por conta do cirurgião-dentista e conselheiro, Hélio Igor Albuquerque.
Propaganda Irregular
A Comissão de Prevenção à Propaganda Irregular do CRO-SE divulga orientações importantes para cirurgiões-dentistas, equipes de saúde bucal e influenciadores digitais. De acordo com a resolução CFO 196, é permitido publicar Princípio x Final, desde que o paciente assine uma autorização para o uso da sua imagem e o profissional se certifique de que a publicação seja representativa, e não enganosa. Já publicar trans-operatório em redes sociais é proibido, sendo permitido apenas para fins acadêmicos, com a devida autorização expressa em documento pelo paciente. O cirurgião-dentista deve lembrar de ter sempre o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em mãos e seguir as normas para evitar infrações éticas.