ARACAJU/SE, 17 de junho de 2024 , 16:47:47

logoajn1

Correio de Sergipe: 21 anos de credibilidade e compromisso com o bom jornalismo

Da redação, CS

Em 21 de janeiro de 2001, o Jornal Correio de Sergipe começa a circular no estado tornando-se um marco do “jornalismo moderno”. São 21 anos sempre de olho na notícia, correndo atrás dos fatos reais e levando a cada leitor informação de qualidade, e, acima de tudo, verdadeira. O CS, como é carinhosamente conhecido, consolidou-se como modelo de comunicação precisa e apuração fidedigna. Sem perder tempo, está ao lado da responsabilidade social e comprometido com a realidade dos fatos.

E é justamente nessa nova ordem mundial, com o advento das mídias sociais e a tão propalada “fake news”, que o Correio de Sergipe busca implementar ainda mais o jornalismo de qualidade, mais necessário do que nunca, uma vez, que a proliferação de boatos na Internet tem trazido caos para o mundo das notícias.

Ao mesmo tempo, essa pratica de checar os fatos revaloriza o papel da imprensa, como referência confiável para se informar e fiscalizar os abusos do poder. E é por isso, que nesses seus 21 anos de atividade, o Correio de Sergipe reafirma sua posição de priorizar a veracidade das informações antes de publicá-las. É o compromisso com o leitor.

Procurando se manter fiel ao seu lema “Quem lê sabe mais”, o Correio de Sergipe desde sua fundação, pelo empresário João Alves Neto, procura atender a todos os perfis de leitores, envolvendo assuntos em suas edições que passam por política, cotidiano, saúde, variedades, social, tecnologia, cultura, esporte local e nacional, bem como, notícias nacionais e internacionais.

Editora-Chefe do Jornal Correio de Sergipe, a jornalista Cláudia Lemos faz questão de destacar o grande papel da mídia tradicional, no caso o jornal impresso. “Com o advento da internet e o surgimento das mídias sociais o papel da imprensa só cresceu em importância. A missão do jornalista é investigar, apurar fatos, ouvir todos os lados e garantir a pluralidade. Hoje travamos uma batalha contra as notícias falsas, as chamadas fake news. As pessoas sabem que quanto noticiamos algo, aquilo de fato aconteceu, uma vez que passou por todas as checagens possíveis”, diz.

Cláudia Lemos, que integra o corpo do jornal desde a sua fundação, não esconde o orgulho com o crescimento do CS. “ São mais de duas décadas levando informação à sociedade. Com determinação, muito trabalho e fé em Deus, temos superado todos os obstáculos que surgem em qualquer jornada. O Correio de Sergipe tem crescido em qualidade, credibilidade e na oferta de produtos. Começamos com o impresso, hoje estamos em todas as mídias. Nossos leitores podem escolher o tradicional impresso ou o online. Estamos presentes no Portal www.ajn1.com.br e também no instagram @ajn1. O que podemos dizer é que chegamos até aqui também porque soubemos acompanhar tendências e assim continuaremos”, destacou.

Respeito

Com tantos anos de atuação e de credibilidade no estado, o CS conquistou o respeito e apreço de diversos segmentos. Políticos, empresários e personalidades sergipanas são leitores assíduos e reconhecem a importância do veículo na produção noticiosa. Essa reportagem conversou com alguns nomes do cenário estadual que expressaram consideração à trajetória do CS.

“Ver o Correio de Sergipe completar 21 anos é um claro sinal da vitalidade de seu jornalismo e da imprensa sergipana como um todo. Uma prova inequívoca do mérito de seus dirigentes e do corpo de trabalhadores da casa, que souberam ao longo de mais de duas décadas, cultivar ofício de comunicar com profissionalismo, atentos, sempre, às Inovações e avanços que esta área vem produzindo nos dias atuais. Vida longa ao Correio de Sergipe”. Carlos Cauê, secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju.

“É com grata satisfação que parabenizo o Correio de Sergipe, por chegar aos 21 anos de existência, mantendo relevância e credibilidade. O CS desempenha papel fundamental na comunicação do nosso estado. Com competência e dinamismo, tem produzido conteúdos diferenciados, informando, com qualidade, os cidadãos. Como gestor da nossa querida capital e aracajuano de coração, desejo vida longa ao Correio! Que ele continue sendo referência pelo seu compromisso em transformar fatos da nossa cidade, de Sergipe e do Brasil, em notícias, através de grandes profissionais e cadernos diferenciados”. Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju.

“Um jornal que tem no seu DNA a história política sergipana. Moderno e atual, se adaptou aos novos tempos e cresceu, acompanhando cada passo dos últimos 21 anos de Sergipe, ao criar um portal de notícias na internet e um aplicativo para os assinantes. Escrito por grandes e renomados jornalistas, o Jornal Correio de Sergipe, CS, reafirma diariamente seu compromisso com a notícia, ponto crucial para se manter no mercado, de qualidade e credibilidade. A conexão do CS e de Sergipe é evidente, e em mais um ano de vida, entende sua importância para o Estado. Nós temos certeza disso. Parabéns, CS! Que venham mais 20, 30 anos, e muita notícia pela frente!” Luciano Bispo, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).

“Parabenizo o Correio de Sergipe na pessoa de seu diretor-superintendente, João Alves Neto, pelos relevantes serviços prestados à sociedade sergipana ao longo dos últimos 21 anos de sua existência. Fundado em 2001 com uma proposta jornalística moderna de bem informar os acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais de interesse da comunidade, o Correio de Sergipe, contando com um time de profissionais de elevada competência, vem cumprindo com eficácia seu papel de órgão informativo e opinativo no âmbito das mídias sergipanas. Vida longa ao Correio de Sergipe”. Albano Franco, ex-governador de Sergipe.

“Em tempos de notícias falsas e ataques à democracia, urge a necessidade cada vez maior de valorização da imprensa, como fizemos com a instituição do Prêmio TJSE de Jornalismo. Uma imprensa comprometida com a verdade e, acima de tudo, livre, é o que sempre almejamos. Dessa forma, um jornal que circula há 21 anos demonstra a reponsabilidade de bem informar a sociedade. Um jornal genuinamente sergipano, com articulistas renomados e profissionais da Comunicação que conhecem as demandas locais, trazendo sempre informações das áreas mais diversas, como economia, política, saúde, segurança e educação. Assim, o que desejamos a este periódico nesse aniversário é que continue crescendo e levando para sergipanos notícias de qualidade”. Desembargador Edson Ulisses de Melo, Presidente do TJSE.

 

“O Jornal Correio de Sergipe tem papel de destaque no dia a dia dos sergipanos, sempre com notícias atuais e de grande interesse público, de forma que, em nome de todos que fazem o Tribunal de Contas do Estado, me associo às homenagens feitas a este importante veículo impresso local nos seus 21 anos de existência”. Flávio Conceição, presidente do TCE/SE.

 

“Em 21 anos de serviços prestados ao nosso Estado, o Jornal  Correio de Sergipe mostrou compromisso  com a informação plural e com a qualidade, pautado  na apuração responsável e abrangente e principalmente com a fidedignidade dos fatos relatados,  oferecendo aos sergipanos um conteúdo diário capaz de contribuir com o nível de instrução e formação da opinião pública. Congratulo-me com a conquista de todos os idealizadores, dos colaboradores e dos jornalistas que dedicam seu trabalho, seu esforço intelectual e seu amor para iluminar a vida dos nossos cidadãos. Parabéns a todos que fazem o jornal Correio de Sergipe!”. Nitinho Vitale, presidente da Câmara Municipal de Aracaju.

“Como todos sabem, eu sou completamente apaixonado por Sergipe. Nosso estado, com tantas riquezas naturais, é um lugar lindo e com pessoas do bem. Sergipe foi onde nasci e vivi grande parte da minha vida, também foi o lugar onde realizei o meu maior sonho há quase 60 anos: a Universidade Tiradentes. Então, ver o estado de Sergipe crescer e se desenvolver com tantas empresas e pessoas batalhadoras me orgulha e me emociona. O Jornal Correio de Sergipe faz parte diretamente do meu orgulho e emoção, pois há 21 anos oferece informação e notícia íntegra e justa para o nosso estado, fazendo-o crescer e se desenvolver cada vez mais. Agradeço por tudo que o Jornal Correio de Sergipe fez pelo nosso estado e o meu mais sincero parabéns!”. Joubert Uchôa, reitor da Universidade Tiradentes.

Você pode querer ler também