CTB inicia campanha contra assédio no ambiente de trabalho

Da redação, AJN1 com informações da Ascom CTB/SE

 

Representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Sergipe (CTB/SE) estiveram na manhã de hoje (1º) fazendo uma panfletagem em frente a empresa de telemarketing Almaviva, localizada no bairro Industrial, na zona Norte da capital. A ação fez parte da abertura da campanha promovida pela CTB visando a conscientização dos trabalhadores contra os assédios moral, sexual e psicológico no ambiente de trabalho.

 

Na cartilha elaborada constam todas as informações a respeito dessa problemática que ocorre em empresas públicas e privadas. “Não dar para trabalhar sendo pressionado por produtividade, por pressão moral ou sexual. Neste tempo de crise, os patrões costumam fazer pressão dizendo que o trabalhador não aceitar as condições oferecidas, lá fora tem dois três esperando”, disse o presidente da CTB/SE, Edival Góis.

 

No panfleto, a Central esclarece que o ambiente de trabalho tem se transformado em um espaço no qual a violência contra as pessoas se manifestam de diversas formas, seja física, moral e psicológica. “Esse assédio contribui para a discriminação no ambiente de trabalho e aumenta muito, principalmente, nos momentos de crise”, enfatiza Edival.
 
O material distribuído pela CTB/SE mostra ainda os reflexos dessa violência na vida das pessoas e o que se deve fazer ao identificar a prática no seu local de trabalho. Entre as orientações da cartilha estão a necessidade de anotar a data, hora, local e nome do agressor, e a importância de guardar e-mails, bilhetes e ordens escritas que comprovem a prática do assédio moral, sexual ou psicológico.

 

Amanhã (2), a CTB realiza panfletagem nas lojas do Centro comercial de Aracaju, e na sexta-feira (4), às 7 horas, em frente da indústria Duchas Corona, no Siqueira Campos. Após essa primeira etapa, a direção da CTB/SE vai se reunir para definir quais as outras empresas que serão visitadas.