Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20), foi aberta ao público exposição coletiva “Olhares Negros em Sergipe”, projeto capitaneado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). A exposição segue aberta ao público até o dia 14 de dezembro, no Corredor Cultural Wellington Santos “Irmão” (sede da Fundação). A ‘Cia Nelson Santos’ realizou uma performance artística na ocasião que contou também, com a presença dos artistas Allan D’Xangô e Everton Santos.
A curadora da mostra, Jane Junqueira, explicou sobre a apresentação das peças na exposição. “As obras demonstram a força e resistência de uma luta que não foi em vão. Ou seja, a exposição fortalece as homenagens alusivas com o 20 de novembro, apresentando um espaço de direito dos negros e negras de todo o planeta”, frisou.
O artista e expositor, Allan D’ Xangô, comentou sobre a abertura da mostra e o local escolhido. “Ser reconhecido numa casa como essa que é a Fundação de Cultura reunindo nossas obras, nossas artes, fotografias, vestimentas, máscaras e pintura da comunidade negra é um grande reconhecimento. Vale frisar que “Irmão” foi um artista que viveu a negritude de forma intensa e sou um grande fã”, disse.
Programação
A programação especial também contou com um debate desenvolvido na Aperipê TV com a temática “Memórias da Cultura Afrobrasileira e a Capoeira em Sergipe” com a participação de João Mouzart de Oliveira Júnior, Mestre Robson e mediação de Marcos Paulo Carvalho Lima. Como encerramento das ações da Funcap baseada na data, nesta sexta-feira, 20, será realizada uma Roda de Conversa especial da Consciência Negra no “Aperipê Informa” na Aperipê FM 106.1, às 12h, e será exibido o show de Gilberto Gil, às 18h, na Aperipê TV (Canal 6.1).