Acontece neste sábado no bairro Santo Antônio, mais uma força tarefa de combate ao Aedes aegypti. Trata-se de um trabalho contínuo da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o objetivo de eliminar focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Cerca de 100 pessoas, entre agentes de endemias e de saúde, vão percorrer as ruas da localidade para visitar casas, terrenos e estabelecimentos comerciais. A concentração será a partir das 7h e o início das atividades às 8h, saindo da Unidade de Saúde da Família (USF) Cândida Alves, localizada na rua São João.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal do Controle do Aedes aegypti, Taíse Cavalcante, durante a última coleta do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), o Santo Antônio foi o segundo bairro com maior número de larvas coletadas. Ela ressalta ainda que a força tarefa do sábado tem como prioridade os imóveis que ficam fechados de segunda a sexta-feira.
“No trabalho realizado durante a semana, nem sempre os agentes encontram os moradores em casa, por isso que no fim de semana a gente monta uma equipe maior para visitar esses imóveis. Nosso objetivo é diminuir cada vez mais os índices de infestação e, para isso, temos que entrar no maior número de imóveis possíveis”, afirmou.
A coordenadora ressalta ainda que o apoio da população é fundamental nesse trabalho de combate ao Aedes aegypti. “Os agentes estão diariamente nas ruas, mas a comunidade pode e deve ajudar. São cuidados simples que devem ser tomados por todos, como: tampar os tonéis e caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, usar telas nos ralos e manter as lixeiras bem tampadas. Essa é uma luta de todos”.
Fonte: Ascom SMS