ARACAJU/SE, 1 de março de 2024 , 19:16:56

logoajn1

João Alves passa por procedimento de limpeza na traqueia

Da redação, AJN1

Nesta quarta-feira (30), o ex-governador João Alves Filho passou por um procedimento de limpeza e coleta de material no local onde foi realizada a traqueostomia. A assepsia, segundo informações de familiares, visa combater uma infecção na traqueia. João está internado no hospital Santa Luzia, em Brasília, desde o último dia 15 de julho, após complicações do Alzaimer avançado.

“Dr. João passou por um procedimento de limpeza da inflamação que estava na traqueia para poder saber quais antibióticos usar e combater a infecção. A traqueostomia, como todos sabem, foi feita para ele respirar melhor. Mas apareceram algumas infecções no local da traqueostomia e ele precisa, além da traqueostomia, usar o aparelho para respirar. Feito o procedimento de limpeza e coleta de material para exames. Vamos esperar os resultados e saber a cultura para que os médicos possam entrar com remédios exatos. Esperamos que tenha efeito e ele possa melhorar”, disse a filha Ana Alves, com exclusividade ao AJN1.

Ainda de acordo Ana Alves, se a infecção na traqueia for combatida e ele responder bem aos usos dos antibióticos, o aparelho de ventilação mecânica será desligado por 24h para que ele respire apenas pelo tubo da traqueostomia, podendo, inclusive, se tudo der certo, sair da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Caso melhore, vamos aguardar que a traqueostomia faça o efeito desejável e ele fique 24h sem o respirador artificial. Se ele conseguir, passará por avaliação para saber se vai para o quarto. No mais, continua tudo igual, na UTI sem tempo indeterminado para sair. Agradecer as orações do povo e pedir que continuem orando”, concluiu Ana.

Internação

Em virtude da doença neurodegenerativa, João precisou ser submetido a dois pequenos procedimentos cirúrgicos na semana passada: a traqueostomia, que consiste em fazer uma abertura na parede da traqueia, a fim de facilitar a entrada de oxigênio; e a gastrostomia, conhecida como GTT, que visa a colocação de um pequeno tubo flexível diretamente até o estômago para que ele tenha uma melhora na qualidade de vida.

João é engenheiro civil e governou Sergipe por três vezes; foi prefeito da capital em dois mandatos e Ministro do Interior.

Você pode querer ler também