ARACAJU/SE, 16 de abril de 2024 , 22:50:45

logoajn1

Mutirão ‘Todos contra o mosquito’ acontece no Santa Maria

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua realizando mutirões de combate ao Aedes aegypti em diversos bairros da capital sergipana. Neste sábado, 7, a partir das 8 horas, a força-tarefa "Todos contra o mosquito" será realizada no bairro Santa Maria, zona Sul da capital. A ação conta com a participação dos agentes de endemias e de saúde, que irão visitar as casas da localidade. A concentração acontece na Unidade de Saúde da Família (USF) Osvaldo Leite, que fica na avenida Azul.

 

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes, o mutirão tem o objetivo de identificar possíveis focos do mosquito e também de continuar alertando a população para que cada um faça a sua parte dentro de casa. "Apesar dos bons resultados do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), a população precisa continuar vigilante. Os agentes estão diariamente nas ruas, visitando as casas e verificando possíveis focos mosquito, mas a comunidade pode e deve ajudar nessa luta tomando todos aqueles cuidados que a gente sempre faz questão de reforçar:  tampar os tonéis e caixas d'água, manter as calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, manter lixeiras bem tampadas e usar telas nos ralos", pontuou.

 

Para a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Taíse Cavalcante, a força-tarefa tem contribuído bastante no trabalho de combate ao Aedes na capital sergipana. "No trabalho realizado durante a semana nem sempre os agentes encontram os moradores em casa, por isso que no fim de semana a gente monta uma equipe maior para visitar esses imóveis. Nosso objetivo é diminuir cada vez mais os índices de infestação e, para isso, temos que entrar no maior número de imóveis possíveis", explicou.

Você pode querer ler também