ARACAJU/SE, 30 de abril de 2026 , 9:40:27

Sergipe registra melhor 1º trimestre da história no turismo aéreo com 358 mil passageiros e alta de 7,1%

 

Sergipe registrou o melhor primeiro trimestre da história do turismo aéreo ao alcançar 358.044 passageiros em voos domésticos entre janeiro e março de 2026, um crescimento de 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados pela Aena Brasil, administradora do Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, indicam avanço contínuo no fluxo de viajantes e consolidam a tendência de expansão do setor no estado.

O desempenho supera os resultados dos anos anteriores: foram 334.366 passageiros no primeiro trimestre de 2025, 321.281 em 2024 e 294.423 em 2023, evidenciando crescimento consistente da movimentação aérea em Sergipe.

Em janeiro, o aeroporto contabilizou 136.191 embarques e desembarques, com alta de 0,4% na comparação anual e aumento de 8,9% nas operações aéreas. Em fevereiro, o avanço foi mais expressivo, com 107.728 passageiros — crescimento de 11,4% impulsionado pela demanda do período de Carnaval e pela ampliação da oferta de voos. Já em março, mesmo após a alta temporada, foram registrados 114.125 passageiros, alta de 7,1% em relação ao mesmo mês de 2025.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, o resultado reflete ações contínuas de promoção do destino e articulação com o setor. “Esse crescimento no fluxo de passageiros e no número de voos é resultado de um trabalho planejado e contínuo, com investimentos em promoção do destino Sergipe, participação em eventos, realização de roadshows, parcerias com grandes operadoras de viagens e diálogo constante com companhias para ampliar a malha aérea. Estamos, portanto, atuando de forma estratégica, apresentando o estado em importantes eventos do setor e capacitando agentes de viagens para que conheçam cada vez mais nossos atrativos e vendam o destino com mais propriedade. Além disso, o aumento da oferta de assentos, especialmente em períodos de alta demanda, contribuiu para ampliar a chegada de visitantes”, destacou.

Você pode querer ler também