Três municípios recebem a Brigada Itinerante da Funesa

Mais três municípios recebem a Brigada Itinerante da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) durante esta semana. Os agentes de endemias se deslocam para Cristinápolis, Nossa Senhora das Dores e Moita Bonita para o combate ao Aedes aegypti na agenda de intensificação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

 

Hoje (5), os agentes realizam visita às residências do município de Cristinápolis. Já na quarta e quinta-feira, dias 6 e 7, será a vez do município de Nossa Senhora das Dores. A semana será concluída em Moita Bonita, na sexta-feira, dia 8.

 

Segundo dados da Coordenação de Promoção e Prevenção à Saúde da Funesa, até o mês de fevereiro, mais de 31 mil casas foram visitadas em Sergipe, sendo que 6 mil criadouros do mosquito foram tratados e outros 34 mil foram eliminados.

 

De acordo com Sidney Sá, gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é preciso que cada munícipe faça a sua parte e se some ao trabalho dos agentes de endemias para eliminar e evitar que o mosquito Aedes aegypti se prolifere.

 

"Uma simples casca de ovo pode acumular água e, assim, ser berço para que o mosquito deposite o ovo e se reproduza. Os municípios também precisam ficar atentos aos locais como fontes, cemitérios, piscinas públicas, pneus abandonados em terrenos baldios, etc. Com o apoio de todos, conseguiremos vencer o Aedes e evitar que a Dengue, a Febre Chikungunya e o Zika Virus façam novas vítimas", ressaltou.

 

Além desses, mais nove municípios estão na programação da Brigada Itinerante neste mês de abril. São eles: Japoatã, Pedrinhas, Riachuelo, Santana do São Francisco, São Cristóvão, Umbaúba, Boquim, Estância e São Miguel do Aleixo.

 

Fonte: Ascom Funesa