ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 0:48:43

logoajn1

Monte Alegre

A deputada Maisa Mitidieri (PSD) pediu ao governo do estado e à presidência do Banese, que viabilizem a instalação de uma agência do banco do estado no município de Monte Alegre. A parlamentar destaca que a cidade teve a sua única instituição financeira fechada no último dia 19 de agosto. A agência do Banco do Brasil encerrou suas atividades devido ao plano de restruturação da instituição, implementado pelo Governo Federal no início do ano.

Monte Alegre II

Maisa Mitidieri diz que quando as agências se transformam em postos de atendimento acaba sendo reduzida a realização de negócios, ou seja, com o fechamento das agências, a economia local sofre diretamente pois o dinheiro para de circular naquela região e passa para os municípios vizinhos.

Perigo

O vereador Paquito de Todos (Solidariedade) utilizou o espaço do Pequeno Expediente de ontem na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para alertar a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) sobre os perigos do trânsito no Bairro Industrial. Ele diz que há algumas ruas em “decadência”, citando a Rua Curitiba, a Travessa Aracajuzinho e Marcelino Procópio da Silva. “São trajetos que não oferecem conforto e segurança àqueles que transitam por ali. Peço ao poder público que tenha atenção para que não aconteçam mais acidentes por falta de fiscalização e sinalização”, solicitou Paquito.

Defesa da Mulher

O deputado Gilmar Carvalho está propondo a criação do Código Sergipano de Proteção e Defesa da Mulher, com o intuito de estabelecer normas de combate à violência e a discriminação contra o gênero feminino, bem como prever os direitos relacionados à saúde e proteção social da mulher. O PL é composto por oito Capítulos divididos em 88 artigos e agrupa normas que além de facilitarem a consulta, buscam aumentar a eficácia das leis de modo a garantir o direitos das mulheres.

Defesa da Mulher II

Entre as leis, estão as que asseguram às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, saúde, alimentação, educação, cultura, moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Entre os destaques, estão regras para a prioridade da mulher na titularidade de imóveis de programas habitacionais do Estado e o acompanhamento de estatísticas e programas de combate à violência física, sexual e psicológica.

Xepa da vacina

Foi aprovada no plenário da Assembleia Legislativa, a Indicação nº 480/2021, do

O deputado estadual Jairo de Glória (PRB) comemorou a aprovação de Indicação de sua autoria que solicita ao Governo do Estado, que viabilize por meio da Secretaria de Estado da Saúde, a implantação da chamada ‘xepa da vacina’ contra a covid-19, em Sergipe. Parlamentar diz que objetivo é acelerar a imunização e evitar a perda de doses dos imunizantes. Jairo diz que a xepa da vacina poderia funcionar com um cadastro  direcionado a toda população de 18 anos, que ficaria em uma fila de espera e caso no final do dia, haja sobra das doses, um profissional de saúde poderá ligar para as pessoas da relação obedecendo a ordem cadastrada e solicitar o comparecimento para receber o imunizante.

Agrese

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) prorrogou para o dia 06 de outubro o prazo das Consultas Públicas referentes a seus processos decisórios. Foi ampliada por mais 15 dias úteis a data limite para que sejam apresentadas contribuições conforme textos das Consultas Públicas de n° 01/2021, n° 02/2021 e n° 03/2021.

Cassado

O vereador de Riachão do Dantas, Ivan Macedo (PSD), foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após ter sido condenado por improbidade administrativa. Atos teriam ocorrido quando Ivan era prefeito daquele município da Região Centro Sul de Sergipe. Ele foi condenado por não ter feito o repasse de 60% da contribuição sindical compulsória devida ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Síntese), quando estava exercendo o mandato de prefeito de Riachão, entre os anos de 2010 e 2011. Como não cabe recurso contra a decisão, a vaga de Ivan na Câmara será ocupada pela suplente Ana Fôrras (PSD), aliada da prefeita Simone Andrade (PCdoB).

Cassado II

Em entrevista ao radialista Cleo Menezes, Ivan Macedo disse ter conhecimento do processo, mas que não conhecia o teor da última sentença. “Não tenho informação que meu mandato foi cassado, sei do processo e que através desse processo tive os direitos políticos suspenso por três anos. Amanhã, meus advogados ficaram de me dar uma definição, mas até o momento nem eu e nem a Câmara de Vereadores foi notificada. Mas repito: saiu uma decisão decorrente do processo citado acima”, declarou, segundo o Portal Lagartense