ARACAJU/SE, 7 de maio de 2024 , 17:32:09

logoajn1

Além do consultório: O crescimento da Odontologia Domiciliar

*Por Liciane Mariano dos Santos Menezes

Em um mundo onde a comodidade e o acesso fácil aos serviços de saúde são cada vez mais valorizados, a Odontologia Domiciliar emerge como uma solução inovadora e promissora. Este modelo de atendimento, que leva os serviços odontológicos diretamente ao conforto do lar dos pacientes, está ganhando cada vez mais destaque e reconhecimento.

A Odontologia Domiciliar oferece uma série de benefícios significativos para os pacientes. Para muitos, especialmente idosos, pessoas com mobilidade reduzida ou com condições médicas complexas, a visita a um consultório odontológico pode ser desafiadora e até mesmo impossível. Nesse contexto, ter um dentista que vai até a residência do paciente pode fazer toda a diferença, garantindo que eles recebam os cuidados necessários sem sair de casa.

O cenário do atendimento odontológico domiciliar no serviço público já é bem consolidado por meio da “Estratégia de Saúde da Família” e pelo programa “Melhor em Casa”, este com a Odontologia atuante em apenas alguns municípios no Estado. No serviço privado, esse tipo de atendimento tem ganhado cada vez mais espaço e nesse contexto, a Odontologia Domiciliar emergiu como uma solução viável para garantir que os pacientes recebam atendimento odontológico sem sair de casa.

Além disso, a Odontologia Domiciliar oferece uma abordagem personalizada e centrada no paciente. Ao adentrar o seu lar e conhecer de perto não somente a sua condição biológica, mas também social e cultural, os profissionais conseguem entender melhor suas necessidades específicas e implementar um plano de tratamento individualizado.

Diante desse cenário, é notório que a Odontologia Domiciliar está se consolidando como uma área em expansão, com um potencial significativo para melhorar o acesso aos cuidados odontológicos e promover a saúde bucal em comunidades diversas. Assim, podemos esperar que a Odontologia Domiciliar desempenhe um papel cada vez mais importante no futuro da Odontologia.

*Cirurgiã-Dentista, especialista em Odontologia Hospitalar, sócia-fundadora da Santi Odontologia, presidente da Comissão de Odontologia Domiciliar do CRO-SE. CRO-SE nº 2553.

 

Manual em e-book
Na última sexta-feira, o CRO-SE realizou um prestigiado evento no Alquimia Cultural para o lançamento da versão digital do Manual de Odontologia Domiciliar, a primeira publicação do país a compilar informações sobre essa importante área, reunindo textos de autores de todo o país em 24 capítulos. Organizado pelas cirurgiãs-dentistas Liciane Menezes, Rayle Monteiro e Stephany Barreto, membros da Comissão de Odontologia Domiciliar do CRO-SE, o e-book já pode ser acessado gratuitamente no site do CRO-SE e na BIO do Instagram @crose.oficial.

 

Educação Bucal

Foi aprovado por unanimidade na Alese o Projeto de Lei nº 89/2024, que institui a Política Estadual de Dignidade à Educação Bucal no Estado de Sergipe, que tem por objetivos promover a conscientização dos estudantes sobre a importância da saúde bucal como parte integrante da saúde geral e do bem-estar. De autoria do deputado Pato Maravilha, o projeto foi escrito em parceria com o CRO-SE e visa à implantação de programas e ações voltados para a promoção da saúde bucal dos alunos da rede pública estadual, a exemplo de campanhas educativas e de conscientização sobre saúde bucal e cuidados preventivos.

 

CRO-SE Itinerante em Socorro

No próximo dia 30 de abril, acontece mais uma edição do CRO Itinerante, desta vez no município de Nossa Senhora do Socorro. O tema “Odontologia de Mínima Intervenção” será abordado pela professora da UFS Lagarto, Carolina Menezes. O encontro será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Socorro e deve reunir profissionais da Odontologia não só daquele município, mas também de Capela, Carmópolis, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Maruim, N. Sra. das Dores, N. Sra do Socorro, Pirambu e Rosário do Catete.