ARACAJU/SE, 27 de abril de 2024 , 23:48:01

logoajn1

Você conhece o dentista do SUS que atua no seu bairro?

*Por Marlos Cesar Bomfim Cabral

Desde a incorporação do cirurgião-dentista no SUS, é possível o cidadão ter acesso a tratamentos odontológicos no posto de saúde mais próximo do seu bairro. Para tanto, torna-se necessário procurar informações através do seu Agente Comunitário de Saúde (ACS) ou diretamente na unidade de saúde de referência mais próxima da sua residência. A partir de então, é possível saber qual é o profissional da sua área, os dias de atendimento, as formas de agendamento e os procedimentos odontológicos ofertados.

A maioria dos cirurgiões-dentistas que atua em postos de saúde está vinculada à Estratégia Saúde da Família, conhecida como PSF, que, em sua lógica trabalha com equipe interdisciplinar e em territórios adscritos. Assim, criam-se laços mais estreitos entre profissionais e usuários do SUS/famílias, com responsabilidade e confiança mútuas.

Nos serviços habilitados para atender à população, os cirurgiões-dentistas diagnosticam e tratam os problemas bucais mais comuns, além de prestarem orientação quanto aos meios que auxiliam na adequada higiene bucal e que previnam as principais doenças odontológicas de caráter coletivo. Quando identifica a necessidade de algum tratamento especializado, o dentista do PSF faz o encaminhamento do usuário para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), também acessado gratuitamente através do SUS.

Ressalte-se que o SUS é universal e a saúde (incluindo a saúde bucal) é um direito garantido pela Constituição Federal. Assim, torna-se importante que você procure a unidade de saúde na localidade em que reside e conheça as ações e os serviços odontológicos ofertados pela equipe de saúde bucal responsável.

*É Cirurgião-Dentista (CRO-SE 1211), especialista em Saúde Coletiva e Saúde da Família, conselheiro presidente da Comissão de Políticas Públicas de Saúde do CRO-SE.

  

Prêmio CRO Mulher Laura Amazonas

A noite da última terça (05) foi de muita emoção e homenagens no CRO-SE. O Conselho realizou a terceira edição do Prêmio CRO Mulher, que passa a ser batizado com o nome da cirurgiã-dentista Laura Amazonas, a primeira mulher graduada em nível superior em Sergipe. Este ano, o prêmio trouxe como tema central a valorização de “Mulheres da Ciência”, premiando cirurgiãs-dentistas que se destacaram no campo científico. Foram homenageadas as professoras e pesquisadoras Cecília Guerra, Cristiane Oliveira, Regiane Amaral, Natália Silva Andrade, Sara Juliana de Abreu e Amália Ribeiro e Guadalupe Sales Ferreira.

 

Parceria CRO-SE x ABOR

O CRO-SE e a ABOR (Associação Brasileira de Ortodontia) alinharam parceria para atuação conjunta no Projeto “CRO na Escola”. O CRO-SE está buscando o engajamento dos diversos setores da Odontologia no projeto, que levará informações e conhecimento para o público escolar, no sentido de promover sua conscientização sobre a importância da Saúde Bucal. No caso da ABOR, a abordagem será sobre os perigos do uso de aparelhos falsos e da manutenção feita por não profissionais. A ABOR irá elaborar a dinâmica de abordagem do tema no Projeto, que tem previsão de se iniciar em abril.

 

Café com Ciência

Estão abertas as inscrições para o próximo Café com Ciência, que será realizado na quarta-feira (13), às 19h, na sede do CRO-SE. Para esta edição, o tema escolhido pela Comissão Científica foi “Osteonecrose dos maxilares induzida por bisfosfonatos – abordagem cirúrgica e uso de L-PRF”, que será trazido aos profissionais presentes pelos cirurgiões-dentistas Allancardi Siqueira e Raimundo Silva Rocha. Interessados podem se inscrever através do WhatsApp (79) 98115-4395.