ARACAJU/SE, 3 de maio de 2024 , 2:05:01

logoajn1

O café pode manchar seus dentes?

por Marlos Cesar Bomfim Cabral

 

O café é uma bebida apreciada por muitas pessoas. Produzido a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro, é servido tradicionalmente quente, embora possa ser consumido também de maneira gelada. Sua frequente utilização durante o dia proporciona redução da percepção da fadiga, exaustão e/ou dor e melhora da atenção.

Em 14 de abril foi comemorado o Dia Mundial do Café, sendo um momento oportuno para debater sobre os seus benefícios. Todavia, o consumo excessivo da bebida pode levar ao escurecimento dos dentes. Isso porque, durante o procedimento de torra, o café produz um pigmento marrom chamado melanoidina, resultante da combinação de carboidratos e aminoácidos. Esses pigmentos podem aderir à superfície do esmalte dentário e de restaurações de resina composta, causando manchamentos e a percepção de dentes escurecidos.

O cirurgião-dentista tem papel fundamental nas orientações aos pacientes usuários rotineiros do café. Assim, é importante que os consumidores atentem para uma boa e adequada higiene bucal, sempre alguns minutos após a ingestão de café, prevenindo, desta forma, possíveis manchamentos nas unidades dentárias.

Além disso, as visitas regulares ao dentista tanto podem prevenir pigmentações oriundas do café quanto podem proceder à remoção das manchas no consultório odontológico. O profissional utiliza equipamentos específicos que promovem a remoção mecânica de pigmentos sem causar danos ao esmalte dentário.

Mantenha suas consultas em dia!

*É Cirurgião-Dentista (CRO-SE 1211), especialista em Saúde Coletiva e Saúde da Família, conselheiro presidente da Comissão de Políticas Públicas de Saúde do CRO-SE.

 

SBTI e Conselhos pela HOF I

A importância da parceria entre o Sistema Conselhos e a Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais para a evolução de uma HOF com ética e profissionalismo foi destacada durante o 7º Congresso Brasileiro de Harmonização Orofacial, que aconteceu em São Paulo no último final de semana. Enquanto guardiões da norma e da regulamentação profissional, os Conselhos Regionais de Odontologia são as primeiras instâncias de orientação e fiscalização, para que a especialidade seja realizada como é devido e desejável.

 

SBTI e Conselhos pela HOF II

Por isso, presidentes e conselheiros dos CROs de todo o país estiveram presentes no Congresso contribuindo para as discussões sobre a ética na HOF e atualização científica da classe. A presidente do CRO-SE, Anna Tereza Lima, e a presidente da Comissão de HOF do CRO-SE, Isabelle Albuquerque, também secretária da SBTI, representaram Sergipe, acompanhando o que há de mais moderno em termos de técnicas e tecnologia para os profissionais da Odontologia, sempre pautados na ética para a excelência da especialidade que mais cresce no Brasil.

 

Lançamento

Nesta sexta-feira (19), a partir das 18h30 no Alquimia Cultural, o CRO-SE realiza o lançamento da versão e-book do Guia de Odontologia Domiciliar, primeira publicação do país a compilar informações sobre esta importante área da Odontologia. A publicação reúne textos de autores renomados de todo o país em 24 capítulos, tendo sido idealizada pela cirurgiã-dentista Carla Cristina e organizada pelas CDs Liciane Menezes, Rayle Monteiro e Stephany Barreto, membros da Comissão de Odontologia Domiciliar do CRO-SE.

 

Exposição

A sede do CRO-SE está abrindo um espaço para exposição de profissionais da Odontologia que também produzem trabalhos manuais. A primeira delas é da cirurgiã-dentista Lúcia Maria Pereira, que além de cirurgiã-dentista, é também artista plástica. Trabalhando com pinturas sobre porcelana, esculturas em argila e joias em prata únicas, propõe a união da arte ao autoconhecimento. Suas obras estão expostas na sede do CRO-SE. Quem também desejar expor suas obras, pode entrar em contato com a recepção do Conselho!