ARACAJU/SE, 27 de abril de 2024 , 10:55:22

logoajn1

CFO e Conselhos Regionais de Odontologia defendem piso salarial no Senado

*Com informações do CFO

 

Um momento histórico para a Odontologia aconteceu na última terça-feira (12) em Brasília. Entidades representativas da classe puderam ser ouvidas no parlamento federal sobre o Projeto de Lei (PL 1.365/22), que modifica o salário mínimo de cirurgiões-dentistas e médicos previsto na Lei 3.999/61. A categoria em peso se fez presente para demonstrar a força da Odontologia brasileira e reforçar a importância desses profissionais para os parlamentares que irão apreciar o PL no Senado Federal.

A presidente do CRO Sergipe, Anna Tereza Lima, esteve presente juntamente com representantes dos regionais de Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A presidente do Sinodonto, Lisandra Lima, também participou da audiência, representando a entidade sindical.

Antes do início da audiência, o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, foi recebido pelo relator do PL, Senador Nelsinho Trad, que se comprometeu a dedicar todos os esforços para a aprovação do projeto. Já durante a audiência, Juliano fez uma fala forte e representativa em defesa da aprovação e do cumprimento da Lei, destacando a atuação dos 27 Conselhos Regionais nessa pauta e as cerca de 2.000 ações judiciais movidas contra municípios em todo o Brasil, cobrando o cumprimento do piso salarial.

Uma vez aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos, o projeto de lei segue para apreciação da Comissão de Assuntos Sociais do Senado em caráter terminativo e, de lá, para a Câmara dos Deputados, o que demanda que a incidência política continue. Por isso, na quarta-feira, 13, o presidente do CFO se reuniu também com o deputado federal Carlos Gaguim (UNIÃO-TO), presidente da Frente Parlamentar da Odontologia, para reforçar o pedido de apoio da Frente Parlamentar no processo de tramitação e aprovação do PL.

“É fundamental destacar a relevância deste diálogo. Conseguimos disponibilizar toda a estrutura do Sistema Conselhos para apoiar a aprovação deste projeto. A valorização dos cirurgiões dentistas e médicos deve ser uma prioridade não apenas para os profissionais, mas para toda a sociedade e para os gestores públicos”, afirmou Juliano do Vale. O presidente do CFO solicita que cirurgiões-dentistas e demais profissionais da Odontologia de todo o Brasil sigam sensibilizando parlamentares para apoio ao Projeto de Lei 1.365/2022 e sua aprovação no Senado.

 

Odontologia Antirracista

No próximo dia 21 de março, Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, o CRO-SE realiza o I Fórum Sergipano de Odontologia Antirracista, em parceria com o Sinodonto e o apoio da UFS e da UNIT. O evento será realizado das 08h às 17h, na sede do Conselho, reunindo profissionais e estudantes para oportunizar trocas bem como o aprofundamento em questões raciais presentes no ambiente de saúde, como elas influenciam na prestação de serviços e no acesso à saúde bucal pela população. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do Portal de Cursos e Eventos do Sigaa (www.sigaa.ufs.br).

 

Arrecadação de Livros

O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe lançou, esta semana, uma nova campanha de arrecadação de livros. Idealizada pela Comissão de Ação Social do CRO-SE, a campanha convida profissionais da Odontologia e a sociedade em geral a se somarem em uma corrente de conhecimento. Os livros devem ser entregues até o dia 22 de abril na sede do CRO-SE, para que sejam posteriormente doados a entidades beneficentes, com forma de incentivo à leitura.

 

Café com Ciência

Ontem, a Comissão Científica do CRO-SE realizou mais uma edição de sucesso do “Café com Ciência”, desta vez, trazendo o tema “Osteonecrose dos maxilares induzida por bisfosfonatos – abordagem cirúrgica e uso de L-PRF”. A abordagem ficou por conta dos cirurgiões-dentistas Allancardi Siqueira e Raimundo Silva Rocha.