O Conselho Regional de Odontologia divulga o balanço das fiscalizações realizadas em 2023. Ao longo do ano, o CRO-SE fiscalizou 100% dos estabelecimentos públicos odontológicos, que atendem a população pelo Serviço Único de Saúde (SUS). Todos os municípios receberam diligências das equipes do Conselho.
A atividade, que constitui uma das principais funções da entidade, busca assegurar a qualidade do serviço odontológico prestado à população. Os fiscais e conselheiros orientam gestores e profissionais a promover adequações nos consultórios e clínicas quando são encontradas irregularidades, e promovem interdições éticas quando os locais não oferecem condições seguras de atendimento para pacientes e profissionais.
Para fortalecer a atividade, diante da sua importância para a sociedade, este ano o CRO-SE triplicou o número de fiscais, ampliando a realização de diligências e, consequentemente, os investimentos na fiscalização. O CRO-SE também modernizou o serviço com a aquisição de novo veículo e tablets, a partir de convênios de aprimoramento celebrados pelo conselho sergipano junto ao Conselho Federal de Odontologia, a partir da avaliação positiva conquistada pela probidade da gestão.
Ao todo, foram realizadas 343 fiscalizações em estabelecimentos públicos nos 75 municípios sergipanos; 258 clínicas e consultórios privados e 04 laboratórios. Também foi fiscalizada a atuação de 1.492 profissionais da Odontologia, entre Cirurgiões-Dentistas (932), auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal (544), auxiliares e técnicos de Prótese Dentária (12).
Foram, ainda, promovidas 52 fiscalizações on-line, que servem para averiguar o cumprimento do Código de Ética Odontológica, coibindo a propaganda irregular, o aviltamento da profissão e a concorrência desleal nas redes sociais.
Saúde Bucal e férias escolares 1
Final e começo de ano com as crianças sempre exigem cuidado redobrado, pois durante o período de férias escolares os pais precisam criar uma rotina ativa e, ao mesmo tempo, buscar evitar acidentes e machucados que possam prejudicar a diversão dos pequenos. Aproveitar o tempo livre para levar a criança para uma consulta de rotina com um cirurgião-dentista é uma ótima pedida. O CRO-SE deixa algumas outras dicas valiosas para preservar a saúde bucal da criançada nessas férias.
Saúde Bucal e férias escolares 2
É importante primeiramente ficar atento aos excessos na ingestão de alimentos que facilitem o surgimento de cáries, como doces e refrigerantes. Providenciar um protetor bucal para a prática de atividades físicas que deixam as crianças propensas a quedas ou machucados é uma ótima maneira de evitar eventuais traumatismos dentários. E é importante não descuidar da rotina de escovação dos dentes e uso do fio dental!
Posse
No próximo dia 12 de janeiro, acontece a cerimônia de Posse do CRO-SE para o biênio 2024-2025. O grupo liderado pela cirurgiã-dentista Anna Tereza Lima foi reconduzido à presidência do CRO-SE em eleição realizada em outubro passado. Para a gestão serão empossados, além da presidente, nove conselheiros – os cirurgiões-dentistas Valéria Mota Quintela, Erickson Palma Silva, Ana Márcia Oliveira, Heloísa Nunes Gois, Marlos Cabral, Tito Marcel, Vanessa Hortência, Hélio Igor Albuquerque e Alisson Almeida. A solenidade acontecerá no auditório do CRO-SE, a partir das 19h, e é aberta a todos os profissionais que desejarem comparecer.