ARACAJU/SE, 27 de abril de 2024 , 19:55:22

logoajn1

Dezembro Vermelho: o cirurgião-dentista no diagnóstico e tratamento de pacientes com HIV/AIDS

*Com informações do CFO

No mês de dezembro, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os Conselhos Regionais (CROs) fortalecem a campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids, Dezembro Vermelho. Instituída no Brasil por meio da Lei nº 13.504/2017, a campanha tem como objetivo conscientizar a população para o tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).

O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em virtude do Dia Mundial de Combate à AIDS, em 1° de dezembro. De acordo com o Ministério da Saúde, de 1980 até 2022, foram identificados mais de 1 milhão de casos de AIDS no Brasil. Destes, mais de 700 mil diagnosticados são homens, e a maior concentração se encontra entre jovens de 25 a 39 anos. Além disso, é estimado que cerca de 100 mil estão infectadas, mas não possuem o diagnóstico.

Desde os estágios iniciais a AIDS e outras ISTs podem apresentar manifestações bucais, ressaltando a importância do Cirurgião-Dentista no diagnóstico precoce dessas condições. Uma pronta identificação e encaminhamento para tratamento são cruciais para a saúde integral do paciente.

O Cirurgião-Dentista é o profissional capaz de reconhecer precocemente essas manifestações bucais associadas ao HIV, devido a altas lesões na cavidade oral, como, ulcerações, doença periodontal, candidíase, lesões por HPV e leucoplasia pilosa (placa branca nas bordas da língua).

Compete ao Cirurgião-Dentista reconhecer a saúde bucal do paciente com HIV e adotar medidas de biossegurança tanto para o profissional quanto para o paciente, orientando-o também sobre como a má higiene bucal propicia o aparecimento de lesões e infecções que podem prejudicar o seu estado de saúde geral. A orientação e a educação em saúde desempenham papel vital na prevenção de reinfecções e novas contaminações. O profissional deve estar preparado para acolher e orientar os pacientes da melhor forma possível.

 

CRO no Planalto

Na última semana, a agenda de incidência política realizada pelo CRO-SE na capital federal foi encerrada no Palácio do Planalto, onde a presidente Anna Tereza Lima e a comitiva CRO-SE/CFO foi recebida por Valadares Filho, chefe da assessoria parlamentar e federativa da Secretaria-Geral da Presidência da República, que ficou de intermediar contato com as comissões e Ministérios para agendamento de um segundo encontro. Entre as pautas, o posicionamento do Sistema Conselhos contra a EAD na Odontologia, o aumento do financiamento federal para cumprimento do Piso da categoria, e a possibilidade da destinação de emendas para a inserção de gabinete odontológico na estrutura da Casa da Mulher Brasileira.

 

Café com Ciência

No dia 13 de dezembro, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) irá promover mais um encontro do Café com Ciência, que aborda Sessões Clínicas sobre temas diversos da Odontologia. Desta vez, o encontro abordará a Periodontia como base para outras especialidades. com a presença das cirurgiãs-dentistas Jakellyny Tavares e Andrea Goetschi. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (79) 98115-4395. O evento será a partir das 19h, no auditório da sede do conselho.

 

CRO Itinerante

E no dia 15 de dezembro, acontecerá o último CRO Itinerante de 2023, desta vez, no campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe. Na ocasião, a palestra “Odontologia de Mínima intervenção em Atenção Primária à Saúde: Enfoque preventivo, terapêutico e restaurador” será ministrada pelo o cirurgião-dentista Johnny Alexandre Oliveira Tavares para os profissionais de Saúde Bucal que atuam no município. O encontro terá início às 08h, na Sala 207 da Didática VII da UFS.