ARACAJU/SE, 27 de abril de 2024 , 15:02:13

logoajn1

Fiscalização confirma denúncia de atendimento odontológico sem registro profissional

A partir de denúncia feita junto ao Conselho Regional de Odontologia de Sergipe, a equipe de fiscalização do CRO-SE identificou uma mulher atuando em consultório odontológico localizado no bairro jardins sem possuir registro profissional. A inscrição no CRO do estado correspondente é condição fundamental para que um profissional esteja habilitado a atuar como Cirurgião-Dentista ou Profissional Auxiliar naquela localidade.

Abordada pelo fiscal do Conselho, mulher afirmou ser graduada em Odontologia, mas não comprovou a graduação. Na sequência, informou possuir registro profissional no CRO Bahia, no entanto, a informação foi negada pela autarquia do estado vizinho. Ela ainda apresentou uma carteira falsa do CRO-SE aos fiscais do próprio conselho.

Pela apresentação de documento público falso a uma autoridade fiscalizadora, ela foi conduzida pela Polícia Federal à Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários, para prestar esclarecimentos. As investigações seguem correndo por conta da PF, a quem o CRO-SE forneceu as imagens capturadas durante a abordagem.

De acordo com a Lei 5.081/66, o exercício da Odontologia somente pode ser praticado por Cirurgião-Dentista habilitado, que possua não só diploma de graduação, mas também registro profissional no respectivo Conselho Regional de Odontologia.

Diante da suspeita de exercício irregular ou ilegal da Odontologia, qualquer cidadão pode fazer denúncias ao CRO-SE: presencialmente na Rua Vila Cristina, nº 589, São José (Aracaju/SE), de segunda a sexta-feira das 07h às 17h; pelo Whatsapp (79) 98115-4395 ou pela aba “Denúncia” do site www.crose.org.br, tendo o direito ao anonimato resguardado, caso deseje.

 

Responsabilidade Social

O CRO-SE realizou mais uma ação de responsabilidade social na última quarta-feira (07). Os conselheiros Valéria Mota Quintela e Erickson Palma Silva realizaram a entrega de 75 pacotes de fraldas geriátricas ao Lar Isaías Gileno. As doações foram arrecadadas durante as inscrições do último Simpósio de Odontologia Hospitalar realizado pelo CRO-SE.  O Lar Isaías Gileno Barreto é uma Instituição de Longa Permanência que mantém 29 idosos e funciona há cerca de 38 anos no município de São Cristóvão. Para saber mais ou ajudar a instituição, ligue (79) 3261-1527 ou faça contato através do e-mail larisaiasgilenobarreto@gmail.com.

 

Ética e propaganda

Na última semana, o CRO-SE teve mais um encontro com estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe, participantes do Projeto de Extensão conduzido pela professora Mônica Paixão. A conselheira-secretária Valéria Quintela recebeu alunos do 1º ao 4º período da UFS São Cristóvão na sede do CRO-SE, para falar sobre “Limites Éticos na Propaganda Odontológica”, tema extremamente atual e relevante em razão do crescimento da publicidade em redes sociais. O momento também serviu para uma apresentação do Conselho e das suas principais funções.

 

Desconto prorrogado

Devido ao grande número de adesões, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) prorrogou, até o dia 14 de fevereiro, o prazo para pagamento da Anuidade 2024 à vista, com desconto de 10%. O desconto é concedido somente para pessoas físicas que solicitarem através da CFO_ID, a carteira de identidade digital da Odontologia. Para saber mais sobre a CFO ID, basta acessar o site identidadedigital.cfo.org.br ou baixar o aplicativo, disponível para Android e IOS