ARACAJU/SE, 25 de abril de 2024 , 23:35:08

logoajn1

Harmonização Orofacial, o que é?!

Por Renata Motta*

Essa é uma pergunta feita todos os dias, por muita gente, em algum lugar, seja para algum amigo, vizinho, entre colegas de trabalho, na roda de conversas, nos salões de beleza, em pesquisas na internet, até ao marido, e quando nos lembramos, perguntamos a algum profissional da área.

Brincadeiras à parte, mas isso é fato!!

A Harmonização Orofacial (HOF) é uma especialização da odontologia em que o profissional dispõe de inúmeros procedimentos para gerenciar e retardar os efeitos do nosso envelhecimento. Falando nisso, esse é um ponto importantíssimo sobre o qual queremos alertar você, leitor: quando decidirem fazer algum desses procedimentos, procurem por um profissional devidamente capacitado com cursos e/ou especializações reconhecidas pelo nosso conselho, para que vocês tenham resultados satisfatórios e de acordo com os anseios das suas queixas.

Dentre os procedimentos da HOF, como é mais conhecida entre vocês e nós profissionais, temos: a toxina botulínica, que faz a paralisação das rugas durante os movimentos faciais, o preenchimento com ácido hialurônico, que vai fazer a suavização das rugas já instaladas na face, os bioestimuladores de colágeno, que combatem a flacidez facial e do pescoço com a formação de um novo colágeno, aumentando o viço da pele, e temos os procedimentos cirúrgicos, que quando bem indicados também trazem benefícios para o nosso envelhecimento. Lembrando que todos esses são realizados em consultórios clínicos e submetidos a anestesia local.

Sendo assim, o segredo para um bom resultado é sempre uma consulta individual e personalizada para a confecção de um plano de tratamento específico, trazendo segurança e evitando as intercorrências sujeitas a qualquer tipo de procedimento na HOF, mesmo sendo eles, minimante invasivos.

*Cirurgiã-Dentista, especialista em Harmonização Orofacial

[CRO/SE 1500].

 

AULA ONLINE

Em continuidade ao ciclo de aulas organizado pela Comissão de Odontologia Domiciliar do CROSE, na última segunda-feira (4/7), a Prof. Dra Maria Cecília Aguiar,  professora da graduação da Unifacex, discorreu sobre o tema “Saliva: O que o clínico precisa saber?”. A aula foi mediada pela cirurgiã-dentista Liciane Menezes, presidente da comissão, e transmitida através da TV CROSE no YouTube https://www.youtube.com/c/TVCROSEConselhoRegionaldeOdontologiadeSergipe . Para quem não pode participar ao vivo, todas as aulas ficam gravadas. Não deixe de assistir!

 

EMENDAS PARTICIPATIVAS

Na última quinta-feira (30/06) foi divulgado o resultado da votação das Emendas Participativas do Senador Alessandro Vieira. O projeto para a implementação de uma unidade de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial no HUSE, encabeçado pelo Dr. Hélio Igor Albuquerque, e apoiado pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe, teve 2230 votos, sendo o segundo mais votado entre os Projetos Estaduais na área de saúde. O projeto beneficiará toda a sociedade que terá um serviço de referência na área. Parabéns!

 

CIOSP E ARENA CFO

A 39ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo ocorreu na última semana entre os dias 29/6 e 02/07. O evento foi prestigiado por políticos e representantes da gestão da saúde nacional e local. Este ano o CIOSP e o Conselho Federal de Odontologia fecharam uma parceria inédita, que possibilitou a profissionais e acadêmicos o acesso gratuito em cursos e palestras da chamada Arena CFO. Após dois anos sem acontecer devido à pandemia do Covid 19, o CIOSP colocou em prática pilares importantes na formação dos profissionais da área. O evento aconteceu no Distrito Anhembi, em São Paulo, com grandes nomes do setor e marcas do mercado para apresentar tecnologia de ponta, excelência científica e experiências transformadoras. No espaço CFO também ocorreram reuniões e debates entre as comissões dos Conselhos Regionais sobre temas de relevância para a Odontologia.