Prevenção e diagnóstico precoce na luta contra o câncer de boca

Por Mark Jon Santana Sabey (*)

O termo Câncer bucal refere-se a quaisquer tumores malignos que afetem a boca, comprometendo estruturas como lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua (especialmente as bordas) e região abaixo da língua. Os fatores de risco, que aumentam a chance desse tipo de câncer se desenvolver, mais relevantes são o uso do álcool e cigarro – quanto maior a quantidade maior o risco, exposição solar prolongada e sem proteção, obesidade, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e exposição a agentes químicos com propriedades cancerígenas, entre outros. O histórico familiar deve ser levado em conta.

Nesse contexto, é um tipo de câncer mais comum em homens com idade acima dos 40 anos, o que não significa que mulheres e indivíduos de qualquer idade não possam desenvolver. Portanto, todos devem se cuidar. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), a estimativa de novos casos em 2020 foi de 15.190, sendo 11.180 homens e 4.010 mulheres, ademais, no mesmo ano o número de mortes foi de 6.192, sendo 4.767 homens e 1.425 mulheres.

Um dos grandes problemas do câncer bucal é o diagnóstico tardio. Muitas vezes a procura de ajuda só ocorre quando a doença já avançou muito, diminuindo as chances de cura. Logo, é de extrema importância a realização do autoexame e das visitas constantes ao cirurgião-dentista.

Na prática do autoexame, é importante observar e palpar o pescoço, queixo e contorno do rosto. Também se deve olhar atentamente a garganta, céu da boca, língua (embaixo, em cima e especialmente as bordas), as bochechas (parte interna), lábios e gengiva, sempre procurando assimetrias, diferenças de coloração, textura e/ou aumento de volume (inchaço), atentando-se principalmente às lesões que estejam presentes há mais de 15 dias sem nenhuma melhora aparente. O autoexame é uma ferramenta que leva à descoberta precoce, porém, não descarta a necessidade de procurar um cirurgião-dentista capacitado para estabelecer o diagnóstico.

Procure seu cirurgião-dentista imediatamente se notar algo diferente no autoexame. A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores armas na luta contra o câncer de boca.

*CROSE 2178, Cirurgião Buco-Maxilo-Facial do CEO de Nossa Senhora do Socorro

 

Agosto Dourado

O Sistema Conselhos apoia a campanha de incentivo ao aleitamento materno Agosto Dourado. Considerando “alimento de ouro” para os bebês, o leite traz inúmeros benefícios diretamente ligados à saúde bucal. Segundo odontopediatras, a amamentação contribui para o crescimento dos ossos e dos músculos da face levando ao correto posicionamento de dentes e língua, auxilia a respiração e a fala dos pequenos. É muito importante para o bom desenvolvimento dento-facial, favorecendo a oclusão dentária e a mastigação; além de retardar a introdução do açúcar na dieta da criança, reduzindo o risco de cárie.

 

CROSE em Neópolis

O Projeto “O CROSE vai até você” esteve em Neópolis, onde os conselheiros Heloisa Nunes e Erickson Palma Silva visitaram clínicas e consultórios particulares, dialogando com os profissionais que estão na ponta, ouvindo demandas e tirando dúvidas da classe. A agenda também incluiu uma reunião entre a Comissão de Municípios e os profissionais que atuam no setor público. Na pauta, temas diversos, dentre os quais se destacam o cumprimento do piso dos cirurgiões-dentistas pelas gestões municipais, e o Projeto de Lei que trata sobre o piso salarial de Auxiliares e Técnicos de Saúde Bucal.

 

Novos profissionais

O Conselho Regional de Odontologia realizou mais uma solenidade de entrega de carteiras profissionais a novos cirurgiões-dentistas. Na Universidade Tiradentes, a presidente Anna Tereza Lima, o conselheiro federal Anderson Lessa Siqueira e a conselheira Juliana Lopes fizeram o acolhimento dos CDs recém-graduados, explicando as principais funções do CRO na fiscalização da atividade profissional, no suporte e regulamentação do trabalho da categoria, e reafirmando que o Conselho está de portas abertas a todos os profissionais da Odontologia.

Autor

Coluna CRO/SE

Outras Notícias

voltar para página anterior