ARACAJU/SE, 28 de abril de 2024 , 13:39:34

logoajn1

Sai do fluxo

Dia desses eu estava indo à praia para começar o ano de 2022 pegando um solzinho de Atalaia e os prazeres das águas quentes do nosso mar maravilhoso. Claro que deixei pra ir uns cinco dias depois do réveillon para não ter que me deparar com a quantidade absurda de lixo que fica espalhado pela areia. Das flores jogadas e cuspidas de volta pelo mar, às latas de cerveja; das garrafas plásticas, aos pinos de coca (se não sabe o que é…); das peças de roupa jogadas ao léu, aos preservativos descartados; tudo desfilando pela praia. Assim, não vou me arriscar logo no dia posterior à festa de fogos e música em celebração ao novo ano.

Bem, isso aconteceu há um ano. Foi um dia desses. De repente, eu me deparo com mais um ano chegando. Rapazzzzz, o tempo passou ligeiro demais! Olhei prum lado, era julho. Olhei pro outro, já é quase janeiro. Que velocidade é essa, meu Deus! AÍ bate uma necessidade absurda de parar um pouquinho para saber quando parei um pouquinho pra pensar neste ano. Foram poucas vezes.

O fluxo da rotina nos coopta para uma robotização absurda da nossa consciência. Deixamos de pensar nos outros e suas necessidades, deixamos de pensar em nós mesmos e quais seriam nossas prioridades. Talvez isso explique o tanto de gente procurando terapia, esperando que outras pessoas digam quem a gente é. Isso é falta de egotrip (viagem ao fundo do eu). As explicações delivery podem ser uma saída imediatista para o que precisamos como explicação.

Mas como podemos mudar esse quadro nesse ano que inicia? O que poderíamos fazer de diferente a fim de que tenhamos mais paz interior ou uma mudança de consciência de fluxo? Eu não vou responder. Vou deixar para que você, leitor(a), possa ao menos refletir sobre essas indagações.

No meio disso tudo, uma coisa é certa: você precisa dominar o curso da sua trajetória. Sair do fluxo. Analisar a estrada, olhar para os lados e para as pessoas. As angústias surgem quando o vazio se instaura. Preencha-se de si mesmo, de conhecimento de si mesmo e seja sua melhor amizade.

No mais, que 2023 seja o melhor ano de sua vida!