ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 22:25:49

logoajn1

Hoje temos dicas de língua portuguesa

Obaaaa!!! Hoje é sábado e é dia de dicas de Português aqui no Caderno Mais! Preparei algumas bem bacanas para deixar você ‘antenado’ com a forma correta de ‘coisinhas’ que muita gente, costumeiramente, teima em escrever ou falar de forma incorreta (sei que, na maioria das vezes, o problema é a falta de conhecimento mesmo). Mas não se preocupe, vamos ‘salvar’ o dia e deixar os ares da nossa língua mátria mais puros!!! Simbora?

Para eu fazer, dizer, comprar…

Diga-me, por favor, quem nunca se pegou ou ouviu alguém dizendo algo do tipo: Minha mãe só dá trabalho pra mim fazer? Você não é índio dos tempos de Cabral, então aprenda: o MIM é um pronome que não funciona como sujeito. Então a forma correta é: Minha mãe só dá trabalho para eu fazer. Use o EU! Aprendeu? E tem mais: nunca reclame do trabalho que sua mãe passar para você fazer! Mãe é um ser sagrado, certo?  E trabalho é muito bom! Pergunte a quem está desempregado…

Catorze ou quatorze? Oh, céus!

Outro dia, depois de saber da minha Coluna aqui no Caderno Mais, um conhecido meu me parou na rua e perguntou: Professor André, tenho uma dúvida cruel que não me deixa nem pegar no sono! Minha filha vai fazer aniversário e eu queria expor uma linda faixa escrevendo sua idade nova. Mas não sabia escrever se era catorze ou quatorze!

Respirei fundo, contei até o numeral correspondente à idade da adolescente prestes a aniversariar e falei: – Rapaaaazz, é só isso?! Suas dúvidas acabaram. Tanto faz catorze quanto quatorze. As duas formas estão corretas! Agora, cá pra nós, bem que você poderia escrever apenas o número, não é verdade? Entendeu?

Filosofando: O mal está em quem é mau!

Muita gente se confunde na hora de escrever mal com L e mau com U. Concorda? O problema é a forma como essas palavras são pronunciadas. Apenas em algumas regiões do Brasil, a letra L tem seu som pronunciado. Daí nasce a confusão na hora de escrever a palavra adequadamente.

Se você estiver em dúvida qual palavra utilizar, tenho uma dica boníssima: troque o vocábulo pelo seu antônimo, que é uma palavra de significado contrário.  Assim: o contrário de mal é bem. O contrário de mau é Bom.

Por exemplo: Ele é mal casado (olhe a fofoca aí!). Trocando pelo antônimo, temos: Ele é bem casado. Portanto mal com L.  Veja outro exemplo: O mundo é mau. Trocando: O mundo é bom! Então é mau com u. entendido? Então não se confunda mais, ok?

 

BORA MAIS UMA?

Você sabe usar corretamente em vez de e ao invés de.  Sabe não? Sério? Chega de confusão, vou explicar. Em vez de é usado do mesmo modo que em lugar de. Por exemplo: Em vez de usar uma blusa rosa, ela usou uma vermelha (queria sensualizar…).

Por sua vez, ao invés de é usado para indicar ao contrário de. Veja: Faça a sua parte, ao invés de querer fazer a minha. Viu como é fácil!?

Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo:

E-mail: alsb.redacao@gmail.com

Instagram: @andrebrito.10