ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 3:44:50

logoajn1

O que temos pra hoje? Dicas de língua portuguesa!

Dia desses eu estava lembrando que nunca mais publiquei umas boas dicas do bom e velho Português, nossa dileta e, muitas vezes vilipendiada, língua pátria. Então, por desencargo de consciência, resolvi enlevar (é assim mesmo que se escreve o enlevo de algo) algumas pérolas que são figurinhas carimbadas (conhece essa expressão?) no dia a dia de muita gente. Simbora!

 

Vamos de Pessoais

A primeira dica tem a ver com o uso dos queridos pronomes pessoais ME, MIM e EU. Cotidianamente, é comum as pessoas ‘trocarem as bolas’ e cometerem desvios. Por exemplo, imagine um casal que termina o relacionamento e ele, na sua imensa sofrência, mas sem dar o braço a torcer, diz:

– Nada mais existe entre eu e você.

Ela responde:

– Falando errado assim, com certeza, tudo acabou!

Mas onde será que o nosso amigo sofredor errou? Em vez de ter falado entre eu e você, deveria ter dito entre mim e você. O pronome tônico MIM só é usado depois de preposição, por exemplo de, em, entre, para etc.

Já o pronome pessoal EU, que é do caso reto, só é usado na função de sujeito. Por exemplo: Ela pediu para eu desenhar um coração. Olha o EU funcionando como sujeito do verbo desenhar. Entendeu ou não entendeu?

Outra informação importante, o pronome MIM sempre deve estar acompanhado de preposição. Se não for assim, usa-se o ME. Veja: Ela me faz tão bem.

Portanto nada de sair por aí dizendo ou escrevendo para mim fazer, para mim comprar, ok?

Ao invés ou em vez?

Bora pra outra dica? Também é muito comum ouvirmos as pessoas trocando o uso das expressões ao invés de e em vez de. Você sabe a diferença ou quando usar cada uma delas?

Se não sabe, vai ficar por dentro agora.

Ao invés de tem sentido contrário, é uma expressão usada como oposição. Por exemplo: Marina foi fazer uma trilha na serra. Quando chegou à metade do caminho, desceu de volta ao invés de subir. Observe aí o sentido contrário.

Já a expressão em vez de tem sentido de substituição e pode ser trocada por em lugar de. Por exemplo: em vez de discutir com todo mundo, busque a conversa tranquila. Isso nos pacifica. Não é fácil? É sim!

 

Cuidado com ATRAVÉS!

Muita gente costuma também usar a locução “através de” de maneira incorreta. Quem nunca escreveu um Ofício começando assim: “Vimos, através deste…”. Como assim, André, tá errado? É que essa locução tem sentido relacionado à ideia de atravessar algo, no sentido físico mesmo. É possível substituí-la por “pelo interior de” ou “por dentro de”. Por Exemplo:

“Sempre que você olhar através da janela, tente enxergar um mundo melhor”

Ou ainda a água chega às nossas torneiras através dos canos.

E o que deve ser usado, Professor? Respondo: substitua através por por meio de ou por intermédio de.  Vamos ao Exemplo: “Venho, por meio deste ofício, solicitar ajuda aos necessitados”. Se você disser que “vem através deste ofício”, significa, literalmente, que você está passando por dentro do documento. E aí complica, não?

Até a próxima!