ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 16:29:22

logoajn1

Usando melhor a língua

Dia desses eu estava produzindo os textos para gravação do quadro Diga Aí, apresentado por mim na TV Alese, e me deparei com algumas postagens que chegam para que eu faça comentários sobre os desvios gramáticais. Sai cada pérola MA-RA-VI-LHO-SA… desde a troca de palavras como tráfego por tráfico, até a reinvenção da escrita da palavra MÁXIMO, que ‘virou’ MASSIMO (você não está lendo errado,  tampouco a escrevi incorretamente…rsrs).

Foi quando me flagrei confabolando sobre os assassinatos diários à desprezada Língua Portuguesa.

– Todo dia tem meme, mamãe!

Se você passeia um pouquinho pelas redes, percebe que eziste um cemitério de palavras que são abatidas sem dó por pessoas de todas as classes sociais e intelectuais (se ligou na metáfora?). Há quem pense que isso é algo ruim. Eu discordo. Acho horrível! A situação mostra o quanto existe de gente que é descurada, sem cerimônia alguma pra escrever errado. Nem se preocupa se alguém vai criticar (por sorte, faltam críticos conhecedores da Língua…hehehe).

Você pode achar que eu sou purista e puxa-saco da gramática normativa, mas não é isso. O trato com a Língua Portuguesa demonstra quão cuidadoso você é com as outras coisas que te cercam. Sim! Somos linguagem. Ela nos representa. O modo como você usa a lingua (não falo do órgão, viu!??), muitas vezes, diz mais sobre você do que aquilo que é dito.

Imagine alguém que envia um currículo com erros de Português para uma empresa, em busca de uma vaga de emprego. Complica? Piora a situação se o cargo pleiteado for com exigência de nível superior…aí já era, papai!

Mas há algo bom nisso tudo. Como afirmou Confúcio: “Toda crise gera oportumidade”. A lacuna criada pela falta de preocupação com o uso correto da Língua Portuguesa pode ser uma oportumidade para quem trabalha o uso correto. Explico: muitas pessoas, conhecedoras das regras gramaticais e de comunicação podem realizar trabalhos voltados à consultoria para empresas, celebridades, profissionais liberais. E a grana é boaaa!!!

Fica a dica: bora melhorar no Português! Ah, essa crônica de hoje foi uma homenagem à Língua Portuguesa e uma celebração pelo seu Dia, comemorado todo 5 de novembro.

Peraê, peraê! Você percebeu algumas palavras escritas incorretamente durante a leitura do texto? Se não, procure um consultor! Se percebeu, parabéns, mantenha o foco! Fiz uma “Pegadinha do Mallando”! Quais foram as palavras, André? Veja aí:

– confabolando (confabulando)

– gramáticais (gramaticais)

– eziste (existe)

– lingua (língua)

– oportumidade (oportunidade)

– reprezenta (representa)