ARACAJU/SE, 1 de maio de 2024 , 19:02:43

logoajn1

A contribuição de João Alves para a saúde pública

O artigo de hoje é dedicado à memória do grande homem público de Sergipe e do Brasil, João Alves Filho, Governador do Estado por três vezes, Prefeito de Aracaju por duas vezes e Ministro de Estado do Interior no governo José Sarney. Além disso, foi o maior estudioso sobre o semiárido nordestino e o problema da água, especificamente o rio São Francisco, cujas margens têm suas origens familiares.

João Alves Filho também tem uma contribuição importante para a área da saúde pública em Sergipe que passo a registrar nesse espaço dedicado ao direito médico.

O maior hospital público do estado de Sergipe até hoje é o Hospital de Urgência que volta a usar o nome de “Hospital de Urgência Dr. João Alves Filho”, uma obra essencial para o serviço público de saúde sergipano, pois é hoje referência em traumas, queimados e tratamento oncológico, e que apesar de todas as dificuldades é onde as pessoas de todo o estado e dos estados vizinhos da Bahia e de Alagoas são atendidas.

Bastava esse feito para inscrever o nome do Governador João Alves Filho no mesmo patamar de outros grandes homens públicos na área da saúde em Sergipe, entre eles, o dr. Augusto Leite, pai da cirurgia em Sergipe e um dos fundadores do Hospital de Cirurgia, o único que cuidava das urgências como serviço público antes da obra do Hospital João Alves Filho.

Todavia, o Governador João Alves Filho com a participação de sua esposa e companheira de todas as horas, a hoje Senadora Maria do Carmo Nascimento Alves, instituíram o mais importante programa de saúde pública para a mulher sergipana, o Saúde da Mulher, que marcou o século vinte em nosso Estado. Mulheres de todos os lugares do Estado tendo um atendimento integral na prevenção e cuidado de sua saúde, em especial no câncer de útero e de mama.

Infelizmente a nossa sociedade tem uma memória ruim e curta e talvez não mesure a importância dessas obras e programas e o seu impacto na saúde do povo sergipano, mesmo com as dificuldades que sabemos existirem.

O legado do Governador João Alves Filho jamais será esquecido, e nem mesmo os seus adversários na política poderão negar esses feitos, porque até agora não se deu nada de novo a não ser a continuação de sua importante contribuição.

Nesse momento de despedida, que fique registrado a preocupação de João Alves Filho com a saúde desde os tempos que investiu na infraestrutura de esgotamento sanitário em Aracaju na década de 70 do século passado, fato inédito e auspicioso. Depois, como governador, sua preocupação com a água potável para todos os sergipanos, fonte de saúde e prevenção das doenças que sempre mataram as nossas crianças como a desinteria e desidratação.

A história por certo já lhe faz justiça. João Alves Filho, o homem, o político e o intelectual, confrade da Academia Sergipana de Letras, admirado por todos, pela simplicidade e exemplo de dignidade. Requiescet in pace, doutor João.