ARACAJU/SE, 18 de maio de 2024 , 16:56:37

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A FORÇA DA MARCA PESSOAL PARA A MARCA CORPORATIVA

 

Um Guia para Escolher o Melhor Influenciador para sua Empresa

 

Olá, leitor! Hoje vamos falar sobre uma estratégia antiga, mas que ainda é uma poderosa ferramenta de marketing: a associação entre marcas pessoais e marcas corporativas. Mesmo antes das redes socias e da televisão, as marcas já associavam figuras públicas às embalagens de seus produtos. E por quê? Você já parou para pensar por que nós nos identificamos mais com publicidades que apresentam pessoas reais? 

 

A resposta está no disparo de gatilhos psicológicos, a exemplo dos gatilhos da identificação e da autoridade, que influenciam diretamente e sem defesa nossas percepções e comportamentos. Quando vemos pessoas com as quais nos identificamos ou especialistas em determinado assunto, somos naturalmente inclinados a nos conectar emocionalmente com a mensagem e tendemos a confiar que a marca associada a essas pessoas são escolhas mais seguras. 

 

Em geral, esses gatilhos, juntamente com a capacidade de gerar emoções, tornam as publicidades com pessoas influentes mais eficazes em envolver e persuadir o público-alvo, além de ampliar significativamente o alcance e a relevância da marca. 

 

Mas antes de mergulhar de cabeça nessa estratégia, é preciso considerar alguns pontos importantes para garantir que essa parceria traga os resultados desejados.

 

O TRIPÉ: RESSONÂNCIA, ALCANCE E RELEVÂNCIA

Do ponto de vista do Branding, os valores éticos e o propósito da marca devem nortear essa união. Ao pensar em contratar um influenciador digital para divulgar uma empresa, é essencial analisar esses três fatores cruciais.

 

A ressonância diz respeito à conexão que o influenciador tem com o público. É importante escolher alguém cujos valores e credibilidade estejam alinhados com a mensagem que a empresa quer transmitir.

 

Já o alcance refere-se à quantidade de pessoas alcançadas pelo influenciador. Mas lembre-se: não é apenas sobre números. É preciso garantir que essa audiência corresponda ao perfil do público-alvo da empresa.

 

Por fim, a relevância é fundamental. Escolha um influenciador que não só tenha uma base de seguidores grande, mas que também seja relevante para o nicho de mercado da contratante. Afinal, o objetivo é que a mensagem seja ouvida pelas pessoas certas. 

 

PRÓS E CONTRAS

Há muitos benefícios em trabalhar com influenciadores. Esses profissionais são especialistas em criar conteúdo para chamar a atenção e reter a audiência, o que pode impulsionar o reconhecimento da sua marca.

 

No entanto é importante lembrar que, muitas vezes, os seguidores sabem quando um influenciador foi pago para divulgar um produto, o que pode comprometer a autenticidade da mensagem.

 

OUTRA ESTRATÉGIA

Pensando em longo prazo, há uma outra estratégia interessante a ser explorada: a marca pessoal do próprio empresário. Você já pensou em ser brand persona de sua empresa?

 

Ao se tornar o porta-voz da empresa, o empresário fortalece a conexão com consumidores e funcionários. Além de promover a cultura organizacional, fortalece a identidade e o propósito da marca.

 

Pense nisso: você já parou para considerar como as histórias e personalidades dos empresários podem moldar a forma como vemos uma empresa?

 

Olhe para casos como Flávio Augusto da Silva, fundador da Wise Up, e João Abid, do grupo Cimed. Esses empresários utilizaram suas marcas pessoais para impulsionar o sucesso de seus negócios. 

 

PARA CONCLUIR

As marcas pessoais são estratégias interessantes quando se trata de impulsionar marcas corporativas. 

 

O marketing de influência oferece alcance e visibilidade para campanhas e a marca pessoal do empresário pode ser uma jogada poderosa em longo prazo. Tanto uma como outra revelam o poder da autenticidade e das histórias por trás do negócio. 

 

Afinal, Branding é o processo de criar e gerenciar a identidade de uma marca. É sobre construir uma conexão emocional com os consumidores, estabelecendo uma imagem diferenciada que os faça escolher sua marca em vez das concorrentes. Em essência, é a alma de uma empresa, a história que ela conta e a impressão que deixa nas mentes e nos corações das pessoas.

 

Até a próxima!