ARACAJU/SE, 18 de maio de 2024 , 16:56:34

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BRANDING: UMA IMPRESSÃO DIGITAL

 

Uma análise do surgimento da identidade da Rede Acolhe

 

O nascimento de uma marca é mais do que um simples evento, é o começo de uma jornada repleta de escolhas e compromissos. Nesse processo, são feitas algumas perguntas básicas, a exemplo de qual será o nome, a logo e para quem iremos nos esforçar (entenda aqui como público-alvo). Cada decisão molda não apenas a identidade visual, mas também o propósito e a missão por trás da empresa.

 

Em certos nichos, essas decisões adquirem uma profundidade ainda maior. Quando se trata de servir a um público que demanda atenção especial, o empreendedorismo se torna uma missão de entrega, um compromisso com o bem-estar do próximo. É o foco sempre será meu interlocutor, aquele com quem vou “conversar”, interagir.

 

Foi nesse contexto desafiador e inspirador que me lancei em busca de uma empresa em seus estágios iniciais. E assim que me deparei com a Rede Acolhe, uma marca que teve seu surgimento em outubro de 2023 e desde então vem tecendo os alicerces de algo verdadeiramente grandioso. E não estou exagerando.

 

A Rede Acolhe é um centro de referência em Transtorno do Espectro Autista com uma abordagem inclusiva e dedicada ao bem-estar das pessoas com TEA e suas famílias. E pasmem! Apesar do pouco tempo de existência, já são quatro unidades: duas na capital sergipana, uma em Maceió e uma em Salvador. Entendeu o porquê do ‘grandioso”?

 

PENSANDO BRANDING

 

Ao falarmos de branding, entramos em um universo onde cada detalhe é meticulosamente pensado para transmitir a essência e os valores de uma marca. Na Rede Acolhe, a logo é a expressão visual de um compromisso com o cuidado e a inclusão. O Símbolo é composto por três elementos cuidadosamente entrelaçados: um coração formado por quebra-cabeças colorido (símbolo relacionado ao autismo), envolto em um abraço caloroso. Essa combinação transmite visualmente a mensagem de cuidado que permeia a marca e entra em coesão com o nome ACOLHE.

 

E esse cuidado se reflete em cada detalhe do ambiente. Desde o momento em que adentrei o local, fui recebida pelo Sr. Sidiney, que me recepcionou com um sorriso largo. Toda a interação com os funcionários foi envolvida por uma atmosfera de calor humano e dedicação. Cada gesto, cada sorriso, demonstram o compromisso da equipe em manter um ambiente acolhedor e receptivo.

 

Traduzindo: percebe-se o branding presente em todos os cantos, desde a logo, ao nome, até na receptividade. Isso gera a criação de uma identidade, uma impressão digital única.

 

Em razão disso, o negócio gera um propósito. No caso da Rede Acolhe, esse propósito vai além do simples ato de oferecer serviços médicos. Como marca, cria-se um compromisso em proporcionar acolhimento e cuidado integral aos pacientes que necessitam de tratamentos especializados. Como destaca Fernando, França Filho, diretor-comercial, o nome da marca, cuidadosamente escolhido, reflete esse propósito: oferecer 15 especialidades em um único lugar, garantindo assistência completa e personalizada a todos os seus pacientes.

 

Inclusive a visão de atendimento multidisciplinar (nome dado à oferta de várias especialidades em um único lugar) gera uma interação maior com os pacientes, uma vez que ele passa a frequentar diariamente a Rede Acolhe, criando um relacionamento mais intrínseco. Além disso, o afeto passa a ser um ingrediente muito presente nas relações dessa interação, o que gera empatia, acolhimento e engajamento.

 

“Nós pensamos em todos os detalhes para composição do nosso branding. Desde a escolha das cores ao atendimento humanizado. Essa identidade tem trazido resultados positivos de empatia, engajamento e crescimento da marca”, afirma Fernando.

 

COESÃO DE MARCA

 

A identidade visual das unidades da Rede Acolhe é uma das características principais da marca. A presença de pinturas feitas à mão por um talentoso artista aracajuano, que visita cada unidade para criar obras de arte que adornam as paredes, dá um toque de singularidade à empresa. Essas pinturas retratam um cenário de safári. É admirável como, em todas as unidades, os mesmos desenhos são reproduzidos com perfeição, criando uma identidade visual coesa e reconhecível em toda a rede. A temática é baseada na terapia ABA, método terapêutico baseado em princípios científicos do comportamento.

 

Além das pinturas, é comum encontrar quadros e pelúcias dos mesmos animais retratados, complementando a atmosfera acolhedora e convidativa das clínicas. Cada detalhe é cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência única e memorável aos pacientes e suas famílias, reforçando o compromisso da Rede Acolhe com o bem-estar e a qualidade de vida de todos que a procuram. Nada é à toa. Isso é construção de branding!

 

PARA QUEM TAMBÉM ESTÁ NESSE INÍCIO DE JORNADA

 

A trajetória desse case oferece valiosas lições sobre a importância do branding, especialmente para aqueles que estão no início de sua jornada empreendedora. A marca nos lembra que cada decisão, desde a escolha do nome até a criação da identidade visual, desempenha um papel crucial na construção de uma presença sólida no mercado.

Para os novos empreendedores, é fundamental compreender que o branding não se resume apenas a um logotipo bonito ou a um nome criativo. É um processo contínuo de definir e comunicar os valores, a missão e a propósito da empresa.