ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 6:54:00

logoajn1

O Mercado Privado de Serviços de Saúde em Sergipe

A assistência médica suplementar constitui-se parte significativa do mercado de serviços privados de saúde no Brasil.  E o que verificamos é que nos últimos foi um crescimento expressivo, pari passu à implantação do Sistema Único de Saúde.

É nesta lógica que irei comentar neste breve ensaio, a situação do mercado privado de serviços de saúde em Sergipe, sua evolução e a importância para a economia de Sergipe.

Os polos de saúde da capital, Aracaju, estão concentrados no Bairro São José, na Rua Bahia, no Bairro Jardins e no Bairro Coroa do Meio, estes dois mais recentes.

Na rua Bahia no Bairro Siqueira Campos de Aracaju, temos de destaque as seguintes especialidades: cardiologia, clínica de sono e imagem, dermatologia, endocrinologia, exames e consultas, fertilidade, gastro, ginecologia, medicina do trabalho, medicina diagnóstica, neurologia, nutrição, policlínica, psiquiatria, oftalmologia e hospitais, além de diversas outras especialidades, configurando-se no maior corredor de saúde privada no estado de Sergipe. Registre-se que os exames laboratoriais nos mais diversos níveis contam, em geral, com equipamentos de ponta na realização de procedimentos, também é muito perceptível que as clínicas privadas têm buscado investir constantemente no conforto dos pacientes.

O Bairro São José no município de Aracaju é o mais tradicional e com a maior densidade de clínicas no Estado, existe neste maior uma maior concentração de hospitais, mantendo-se diferenciações de preços dos serviços em relação ao que é ofertado na Rua Bahia do Bairro Siqueira Campos, as diversas especialidades existentes, em geral atendem consumidores com maior poder aquisitivo, tendo uma lógica de atendimento que é amparada em convênios com planos de saúde. Registre-se que no Bairro São José fica a sede da Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE), que foi fundada em 15 de outubro de 1910 e que congrega a classe médica sergipana.

O surgimento de um Hospital de grande porte no Bairro Jardins em Aracaju incentivou que outras clínicas também fossem instaladas no entorno do Bairro, além disso, o conceito de Centro Clínico, como os já tradicionais existentes no Bairro São José, foi mais um incentivo para a criação de um cluster (agrupamento) de saúde na região.

Na mesma lógica do que ocorreu no Bairro Jardins, o Bairro Coroa do Meio em Aracaju, inicia a sua consolidação como mais um cluster de saúde em Aracaju, a existência de um hospital de grande porte, diferenciado por ser Day Hospital e a perspectiva da implantação de mais um Centro Clínico está atraindo mais investidores do setor de saúde para esta região de Aracaju, especialmente na especialização de fisioterapia.

Mas não é somente a capital Aracaju que possui evolução de serviços de saúde privada em Sergipe, o interior sergipano vem evoluindo bem na oferta de referidos serviços e, isto é percebido pela movimentação de médicos e diversos outros profissionais de saúde, que residem em Aracaju, trabalham em Aracaju e também realizam prestação de serviços nas clínicas dos municípios do interior sergipano, algo que é muito importante para a população que pode evitar os deslocamentos para Aracaju.

Entre os municípios de destaque, citarei inicialmente o município de Itabaiana, o número de clínicas privadas em Itabaiana vem em constante evolução e revela mais uma tradição do município de ser cidade polo para a microrregião, além de sua centralidade geográfica no estado. A cidade de Itabaiana possui um número de clínicas em densidade semelhante ao que existe em Aracaju no Bairro São José, com diversas e variadas especialidades que atendem as necessidades da população da região.

O município de Lagarto que é um município com polo de educação superior concentrado no setor de saúde, vem apresentando uma boa evolução no número clínicas existentes.

Estância assim como Lagarto também possui a oferta do curso de medicina e outros cursos da área de saúde e isto facilita o surgimento de clínicas e laboratórios privados.

Outros municípios sergipanos apresentam-se também nesta trajetória de crescimento do número de clínicas privadas, a exemplo de; Canindé do São Francisco, Capela, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Simão Dias, Propriá e diversas outras cidades do interior sergipano.

Entendo que a expansão dos serviços privados de saúde em Sergipe, acompanha o crescimento dos planos de saúde. Vale destacar que o plano de saúde privado é um dos benefícios mais valorizados por funcionários de empresas, sendo um diferencial para conseguir reter talentos. Os beneficiários são os familiares destes que possuem referido benefício, possibilitando a opção de procura por serviços privados de saúde.

A evolução da saúde privada é importante para diminuir a pressão de demanda existente na saúde pública brasileira, que no geral exige constantes investimentos de capital fixo (instalações e máquinas e equipamentos de última geração) e felizmente é o que se percebe no estado de Sergipe.

Diante do apresentado julgo relevante instigar a empresários locais a realizarem investimentos no setor de saúde, pois Sergipe tem fatores de crescimento demográfico que aliados a uma recuperação de crescimento do PIB, melhorando o PIB per capita e com a ampliação da longevidade da população, termos seguidamente, aumento no consumo de produtos e serviços do setor de saúde privada no estado. Destaco que o Brasil possui estabilidade e legislação sólida de proteção aos investidores que são diferenciais para quem quer investir e arriscar em novos setores e que seja no setor de saúde para o bem de todos.