Se não gosta, deveria gostar. Leia e saiba o porquê!
Quando falamos em feira, acredito que você se remeta automaticamente à aglomeração de vendedores de diversos produtos da terra, delícias como frutas, grãos, verduras, etc. Mas o que uma marca tem a ver com uma feira? Vamos falar de outro tipo de feira, aquela que mais parece um festival de produtos, onde as empresas desfilam novas ideias, conceitos diferenciados e inovações que mudam o mundo (e mudam mesmo!).
Um bom exemplo é o Festival SXSW (South by Southwest), que acontece, neste ano, de 8 a 16 de março, em Austin, Texas, Estados Unidos, e celebra a convergência das indústrias de tecnologia, cinema, televisão e música. Já são 37 anos de realização do evento, e é considerado o epicentro global de criatividade e inovação de discussões que MOLDAM O FUTURO! Não é pouca coisa.
Já passaram por lá figuras mundiais como Amy Winehouse, Barack e Michelle Obama, Oprah Winfrey, dentre outras. Em 2024, Megan Markle abrilhantará o evento, falando sobre liderança feminina dentro e fora das telas.
Marcas brasileiras também estão presentes no festival deste ano, dentre elas, estão: Embraer, Natura, Porto Seguros e até o Hospital Albert Einstein. Serão vinte e dois painéis, de nosso país.
E por que ir à feira? Não especificamente ir ao Festival SXSW, porém participar de eventos dessa natureza é muito importante porque gera uma série de benefícios para as marcas. Quer saber? Segue:
Networking – Nada melhor do que conhecer pessoas, fornecedores e fechar negócios. As feiras são muito propícias a isso.
Vendas – Precisa de outros motivos melhores que esse? O networking e a comunicação nesses eventos são impulsionadores de vendas.
Comunicação – Esses eventos dão visibilidade da marca. São verdadeiras oportunidades de “troca de figurinhas”.
Expansão da marca – As empresas precisam ser vistas para serem lembradas. Sem exposição, não há visibilidade.
Voz Ativa – A marca passa a ter autoridade na proposição de discussões de negócios relacionados a inovações, sustentabilidades, assuntos atuais e que precisam de um “F5” da empresa para não passar batida nas tendências contemporâneas.
Troca de experiências – Aprender sempre é bom. Quem não aprende com o mercado vai ficando para trás. Aí nem Jesus salva!
Relacionamento – A empresa que não se relaciona com seus clientes, pares, colaboradores, vai parar no tempo… e fechar!
E aí, vai conhecer as feiras? Pesquise os encontros mais relevantes da sua região. Comece indo a eventos, entenda-os, seja expositor. Depois, entre de cabeça e veja como sua empresa passa a ter uma marca mais solidificada, conhecida e vendedora.